A Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães promoveu, neste sábado, 19, o II Mutirão pela Vida Contra o Câncer de Pele e Hanseníase, na Policlínica Municipal, com coordenação da Secretaria da Saúde.
A capacitação em hanseníase para profissionais de saúde, que ocorreu na sexta-feira anterior, na Câmara de Luís Eduardo Magalhães, possibilitou um melhor atendimento para os pacientes e um tratamento focado na prevenção. Mais de 350 pacientes com suspeita de hanseníase e câncer de pele foram selecionados para participar do Mutirão. Ao longo do mês, a Secretaria de Saúde fez uma pré-triagem com 800 pacientes da área rural e urbana. Destes, apenas estes 350 foram selecionados para o Mutirão, por terem sintomas mais suspeitos de doenças de pele.
Seis pacientes foram diagnosticados com hanseníase e o tratamento foi iniciado na hora: já saíram medicados com a primeira dose do tratamento e 55 dos pacientes foram encaminhados para biópsia.
A hanseníase é uma doença silenciosa e, por isso, difícil de combater. Iniciativas de capacitação facilitam na hora de diagnosticar o problema. O Brasil está entre os nove países mais com maior incidência da doença no mundo.

