
As volumosas chuvas que caíram hoje à tarde, sábado, em Luís Eduardo Magalhães formaram um novo rio na cidade, com interrupção do tráfego de veículos na avenida Paraíba e muitas casas inundadas. O canal das proximidades do posto Ale e da Escola Municipal Ottomar Schwenber não resistiu ao grande volume de águas e acabou espraiando-se nas ruas e casas da região.
O vereador Ondumar Marabá, presente no local, afirmou que “apesar disto ser um problema antigo, precisamos tomar uma providência, desapropriando casas e alargando o canal e quem sabe criando um parque de lazer nas margens do canal”.
Jair Francisco, empresário e líder do setor, tem uma posição mais ampla: “Precisamos fazer um projeto global de águas pluviais para Luís Eduardo, com levantamento altimétrico. Se o nível de asfaltamento da cidade for aumentando, o problema vai aumentar. O Prefeito precisa elaborar um projeto de escoamento das águas e submeter esse projeto à sociedade, em audiência pública”.
O prefeito Humberto Santa Cruz, que se deslocava de um dia de campo ocorrido no Município, afirmou que já nesta segunda-feira vai deslocar máquinas da prefeitura para desobstruir o canal e fazer obras emergenciais. Disse ainda que determinará o início de um amplo projeto de viabilidade técnica para a elaboração de soluções plenas para o problema.


A bicicleta às vezes é o melhor veículo. Este passou sob os aplausos do grande número de pedestres que esperava o nível da água baixar.
Humberto estava num dia de campo quando soube do ocorrido. Afirmou que vai interromper o feriadão do pessoal da Secretaria de Infraestrutura para fazer obras emergenciais no canal.

