Prefeito garante assistência às famílias atingidas por alagamento.

Alvo de pesadas críticas em virtude da ocorrência de chuvas fortes e consequente alagamento de casas e ruas, o prefeito Humberto Santa Cruz foi hoje à Rádio Cultura, ao meio-dia desta segunda-feira, 7. O prefeito Humberto Santa Cruz garantiu que a Prefeitura Municipal dará todo apoio necessário às famílias atingidas pelo alagamento nos bairros Mimoso I, II e III, no último sábado, 5.

Quando há mais de 2 anos, afirmamos em editorial que Humberto teria uma “herança maldita” para administrar, proveniente de uma administração que pouco deu atenção à organização do espaço urbano de Luís Eduardo e às obras públicas durante 8 anos, infelizmente estávamos certos. Agora, o ex-prefeito e deputado federal Oziel  Oliveira está colhendo frutos políticos da própria herança. Mandou um representante reunir-se com as famílias atingidas e prometer ajuda, o que está fazendo agora, às 16 horas. Pura política!

Ao mesmo tempo em que o Prefeito relatava, na Rádio Cultura, sua visita ao local atingido, que durou cerca de 5 horas, no dia de ontem, o vereador Alaídio Castilho entrevistava, com uma unidade volante, na Rádio Mundial, as pessoas que ficaram sem casa e renovava as críticas a Humberto Santa Cruz. O suplente de vereador, Barton Jarbas, chegou a afirmar que o secretariado do Prefeito não tem competência profissional para assumir os graves problemas herdados pela atual administração.

“Quero tranqüilizar as famílias porque daremos o auxílio necessário, dentro do que prevê a lei. Faremos um levantamento por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência  Social para verificar as necessidades e também os estragos causados pela chuva”, afirmou, em contrapartida, o Prefeito.

Humberto na rádio Cultura: o quê, quando e como fazer.

Ação da Prefeitura.

Ainda no domingo, a Prefeitura disponibilizou máquinas, tanto para cuidar emergencialmente das ruas quanto para fazer a mudança das pessoas. “Quero agradecer a equipe da Secretaria de Infraestrutura que nos auxiliou, e quero agradecer às pessoas que se mudaram porque a área realmente oferecia risco à vida delas”, destacou o prefeito. O vereador Ondumar Marabá também esteve presente mais cedo no local, no último domingo.

Essas medidas são paliativas, conforme destacou o prefeito, porém, segundo Humberto Santa Cruz, é preciso ir além, e resolver o problema definitivamente. “Vamos projetar toda a cidade, na macro e na microrregião. Com um projeto, daremos uma solução de maneira definitiva buscando recursos nos governos Estadual e Federal e também o apoio da comunidade, já que é uma obra de canal de concreto, demandando muitos recursos”, afirmou o prefeito. Destacou ainda que a elaboração do projeto e a construção da obra será feita da mesma forma como todas as obras em sua administração: com planejamento e parcerias.

Santa Cruz disse ainda que sua gestão foca o futuro da cidade. “É muito importante destacar o trabalho que fazemos em relação à Secretaria de Meio Ambiente, exigimos muito dos projetos de casa e empresas  para evitar problemas como esse”, disse complementando: “Choveu o equivalente a 90 milímetros em menos de duas horas, não se via uma chuva assim há mais ou menos 14 anos. É preciso planejar para evitar que isso se repita”, enfatizou.

Problema antigo

Durante a entrevista, o prefeito destacou ser este um problema antigo da cidade, já que muitas casas foram construídas em local inapropriado, atrapalhando o curso natural do Rio dos Cachorros. “Infelizmente, na época, não foi feito o trabalho adequado e agora estamos enfrentando esse problema porque, em muitos casos, a natureza foi afrontada”, disse o prefeito explicando que se trata de uma reserva natural das nascentes do Rio dos Cachorros, além do problema do canal, que não foi solucionado anteriormente.  “Mas não adianta lamentar pelo que não foi feito, chorar o passado, precisamos tomar medidas concretas para solucionar esse problema”, reafirmou. Segundo ele, um engenheiro da Prefeitura visitará as famílias para vistoriar a situação das casas e as condições de moradia. “Caso seja constatada alguma irregularidade, infelizmente, as famílias terão que ser retiradas, para evitar prejuízos mais graves. Mas quero deixar claro que, caso isso aconteça, a Prefeitura irá dar condições de moradia a essas famílias”, garantiu.

Vagas Escolares

O Prefeito relatou também durante a entrevista que pretende até o fim deste mês atender toda a demanda escolar, que segundo ele aumentou novamente, este ano, em cerca de 2.000 alunos:

-Alugamos novas salas, estamos reformando o colégio Onero Costa e vamos contratar mais professores, além daqueles que passaram no concurso, realizado recentemente.”

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

2 comentários em “Prefeito garante assistência às famílias atingidas por alagamento.”

  1. A herança existe, infelizmente, porem ao mesmo tempo agora estao sendo criadas as condições efetivas de atendimento a este problema bem como outros.
    A chuva que caiu, segundo este blog teria sido de 90mm para duas horas enquanto outras fontes dão conta de que foram 100mm, fugiu a todo contexto de realidade que nós ja vimos nesta cidade.
    Enquanto isso pessoas que deveriam atuar em prol da população tentam inflamar a mesma contra o governo municipal. Nao é por ai o caminho, mas pelo menos assim, mais uma vez sabemos qual o caminho que essas pessoas vão.
    2012 está chegando!

  2. 2012, está chegando, e o que escuto, se a oposição não se unir amigo, tio OZZY, vai voltar. E vamos voltar para merda e para as perseguições.

Deixe um comentário