Bolívia quer expulsar agricultores estrangeiros.

O vice-ministro de Terras da Bolívia, José Manuel Pinto, afirmou que pretende reverter para o Estado cerca de um milhão de hectares que se encontram, de maneira ilegal, em propriedade de estrangeiros. O objetivo é garantir a soberania alimentar.

“Quantificamos cerca de um milhão de hectares que produzem alimentos para o exterior e não para o país. A prioridade é que se produza para os bolivianos e se há excedente que se destine a exportação”, disse Pinto, de acordo com o jornal boliviano Página Siete.

O vice-ministro apontou que grande parte das terras adquiridas de forma ilegal estão nas mãos de brasileiros e menonitas (movimento religioso cristão surgido no século XVI na Europa, com a Reforma Protestante) nas províncias de Carmen Rivero Torres, Velasco, Chiquitos e Germán Busch, no departamento de Santa Cruz. “Estamos fazendo uma investigação detalhada nas comunidades para identificar quem são e o que fazem”, afirmou Pinto.

Antes de executar a reversão destas terras o caso deverá ser analisado pelo Tribunal Agrário Nacional.

Em meados de dezembro, a Bolívia sofreu com a falta de alguns alimentos, como açúcar e milho, e com o encarecimento da carne, leite e seus derivados.

O vice-ministro de Terras informou que pelo menos 3,5 milhões de hectares serão distribuídos este ano pelo Instituto Nacional de Reforma Agrária.

Pois então é assim: os brasileiros vão para lá, tornam as terras produtivas e agora o messias de plantão vem e acaba com tudo. E o governicho do PT continua apoiando os cocaleros.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

3 comentários em “Bolívia quer expulsar agricultores estrangeiros.”

  1. Em 2004 o bestão do lula perdoou uma dívida de 52 milhoes com a bolívia, e ainda abriu uma linha de crédito de 600 milhoes. ou seja… doou os 52 milhoes e ainda ofereceu mais! mesmo no brasil tendo gente precisando deste dinheiro

  2. Mais esta tudo certo, elegemo o Lula duas vezes, elegemo tia Dilma, tudo está ótimo, pra que reclamar.Brazil vai bem, o “PIBÃO” ta bombando..

Deixe um comentário