Depois de dois anos de estudos de viabilidade econômica, o Chongqing Grupo de Grãos vai se instalar no estado e anunciou investimentos de R$ 4 bilhões em Barreiras. Nesta sexta-feira (18/mar), em Salvador, a comitiva chinesa esteve reunida com representantes do governo estadual.
Os projetos contemplam várias áreas do agronegócio, como o processamento (beneficiamento) de alimentos, armazenagem de grãos e logística. Será construído um grande pólo industrial em Barreiras com capacidade de esmagar 1,5 milhão de toneladas, refinar 300 mil toneladas de óleo e armazenar 400 mil toneladas de grãos.
A Prefeitura Municipal de Barreiras doará ao empreendimento Chinês um terreno para construção do complexo industrial, área esta com cerca de 100 hectares, que deverá ser localizada no novo distrito industrial da cidade, o qual a prefeita Jusmari Terezinha anuncia.
A comitiva de empresários chegaram hoje por volta das 17hs à cidade, e às 20hs os asiáticos serão recepcionados num jantar na Churrascaria Los Pampas. Do Sítio do Zé Dendágua.
Só para se ter idéia, a unidade fabril da Bunge de Luís Eduardo Magalhães, a maior do País, tem capacidade de processar 1,05 milhões de toneladas de soja.
