
O deputado Oziel Oliveira está propondo a criação de uma sub-comissão de energias renováveis, dentro da Comissão de Agricultura e Pecuária da Câmara, reconhecendo a importância das energias eólica e solar para o Nordeste:
“A Região Nordeste, com intensidade de luz solar presente todo o ano, além da força dos ventos nas regiões litorâneas, pode, sem dúvida, se tornar em grande fonte de geração de energia renovável. a exemplo da biomassa e PCHs. Isto pode se tornar em fonte de renda alternativa para milhares de agricultores da região, que pelas dificuldades atinentes às questões climáticas, podem buscar forma de sustento para sua família e de geração de riquezas para a região”, disse o parlamentar.”
O deputado só erra quando diz que a região do litoral é a mais propícia à energia eólica. Na realidade, o maior potencial energético do País para a força dos ventos é a Chapada Diamantina, onde aliás foi bem votado. Tanto que o primeiro grupo de geradores está sendo colocado em Brotas de Macaúbas.
