Número de comentários sobre política de Correntina surpreende.

Já são 25 os comentários sobre o post publicado em que anunciamos a movimentação do pré-candidato Getúlio Reis, o capitão Getúlio, na consolidação de apoio para a campanha à Prefeitura de Correntina. Surpreende, em primeiro lugar, o alcance regional deste blog.

Por outro lado, tivemos o cuidado de conferir o IP de cada computador e numa mesma máquina, a de número, 187.48.145.196 houveram 3 comentários, um dos quais mostrando o descontentamento com a campanha de Getúlio. É preciso cuidado: comentários políticos gerados em computadores de órgãos públicos podem gerar desconfortos para os seus usuários. Esta informação fica arquivada no blog e caso ocorra algum procedimento jurídico somos obrigados, por força de lei, a informar o número dos IPs. O Internet Protocol é a carteira de identidade de cada computador. Prefeituras, Câmaras, Órgãos Públicos e Grandes Empresas podem optar por ter só um número de IP. Mas como no caso dos comentários sobre o político aparecem alguns números sequenciados a identificação fica ainda mais fácil.

Hackers e outros profissionais maldosos da internet tomam o número de um computador, geralmente de um país distante, para que não fique registrado o seu IP. O número do qual se apoderam é apelidado de “slave” ou escravo.

Fica então a advertência: não faça do seu computador uma arma. Ela poderá ser usada contra você mesmo.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

8 comentários em “Número de comentários sobre política de Correntina surpreende.”

  1. Caro Editor de O EXPRESSO,

    Creio que o ilustre editor acertou na môsca, quando alertou para o cuidado com o uso de computadores de órgãos públicos, isto é o que mais ocorre, lamentável que se diga, e o pior, através de pseudônimos ou indicação alônomas, onde certamente culminará com esses obscuros indivíduos atraindo para sí inclementes ações cíveis e penais.

    Um dos gratuítos ofensores, que ao invés de democraticamente discutir o assunto político, prefere atacar a honra pessoal, já está quase que identificado, os indicíos já colhidos e outros por colher nos conduzirá a certeza da autoria que lhe é atribuída e não mediremos esforços para acioná-lo judicialmente e cobrar-lhe os danos morais, cujo produto a ser arrecadado será entregue a APAE e órgãos similares.

    Temos que extirpar esses elementos maldosos do seio da sociedade.

    1. Caro Getúlio Reis sei que você nao esta preparado para assumir
      nossa cidade, você só vai piorar oq ja estava ruim, e pede para maguila
      colocar alguem com mais um pouco de classe. Você não sabe administra
      nem akela sua vaquejada e outra o povo de Correntina prescisa de um
      homen honesto

  2. Senhores leitores e cidadãos correntinenses,

    Depois de ler a matéria publicada no Jornal o Expresso e os respectivos comentários postados, não poderia ficar alheio e decidi emitir minha humilde opinião sobre o escrito, senão vejamos.

    Houve um tempo em que cheguei a pensar: o que as pessoas sérias e comprometidas com a família, com o erário público, com a comunidade, com o crescimento do progresso, vão se envolver com política? Hoje tenho uma posição diferente disso. Se não forem essas pessoas, vamos ter que eleger os corruptos, os descomprometidos, os imorais e antiéticos, enfim os incompetentes, aqueles que menos teriam condições de nos representar.

    Entendo que a política em nosso país esteja passando por um momento de mudanças e nós não podemos perder o bonde dessas modificações. Talvez este seja o momento de se questionar e refletir: o que levou o cidadão Getúlio a colocar seu maior patrimônio – integridade, honestidade, enfim uma vida inteira de conduta moral e ilibada – à disposição da política? Política essa já tão desgastada pela corrupção, pelas mazelas da má gestão administrativa, pelo engodo, etc, etc, à disposição de uma comunidade onde se firmou como um dos seus principais munícipes, desde á epoca em que serviu, com a devida competência e abnegação, como policial militar, como autoridade policial, enfim como verdadeiro cidadão correntinense, inclusive com domicílio e familia, cujos frutos, seus filhos e netos hoje têm o sangue dos povos do gerais e do cerrado correndo em suas veias.

    De minha parte, considero o Capitão Getúlio, que já trabalhou sob o meu comando, se não o melhor, mas entre os melhores candidatos para a investidura no cargo de Prefeito Municipal de Correntina e coloco-me à sua disposição para colaborar, no que for necessário, como já estou fazendo para um grupo de Santa Maria da Vitória, onde estamos elaborando um projeto em Segurança Pública, como parte de nossa pequena contribuição para essa região, onde cheguei criança, passei minha adolescência, voltando mais tarde para prestar meus serviços, na condição de comandante da Cia PM de Santa Maria e, posteriormente como Subcomandante do 10º BPM de Barreiras e por isso, profundo conhecedor desse bendito torrão do oeste.

    Não foi surpresa para mim, ler todos os comentários postados, cuja maioria esmagadora emprestam apoio e solidariedade ao Capitão Getúlio, pois todos conhecem o seu perfil e esse o bonde da história, certamente precisa ser conduzido com seriedade, por uma pessoa com esse perfil.
    Pelo que conheço do Amigo e Irmão (Maçon) Getúlio, evitando rótulos e clichês, não me arvoro em dizer se vai melhor dos que já passaram pela admistração publica correntinense, mas espero que se eleito, fará uma gestão diferente, bem participativa, onde o povo possa dar sua valiosa contribuição, através das sociedade civil organizada, conselhos municipais, e ações de cidadania. Essa tem de ser a visão do novo gestor publico, onde o Gestor sua decisão deve estar alicerçada na responsabiliade de todos. Isso está bastante massificado no texto da nossa Constituição Federal, onde o Legislador Constituinte, de forma clara e evidente escreveu, com sapiência: “Direito de todos, dever do Estado e RESPONSABILIDADE DE TODOS”.

    *Tenente Coronel da Polícia Militar da Bahia, (31 anos de serviços)
    Cidadão Santamariense (Título), atual Comandante do 9º Batalhão de Vitória da Conquista.

  3. Pederia a direção do jornal para não dá guarida a reportagens anônimas. Teria que abrir campos que identificasse melhor comentarista. por exemplo: CPF, nome dos pais, algo que inibisse essa esculambação, falta de respeito, extrapolando o direito de expresssão.
    somente assim teriamos um jogo politico democrático, impessoal, acaima de tudo educado – principio fundamental da política: arte de educar os povos.

    1. Esse denilson cabeção é outro mala… Foi eleito às custas da ignorância do humilde povo de Correntina…E continua mamando nas tetas da prefeitura, agora como secretário, que não faz pacas nenhuma…

  4. Que figura é essa que pretende ser prefeito sem ao menos respeitar as liberdades democráticas de livre expressão e opinião?

    Caro Sr. Getúlio, não será semeando ameaças que colherá bons frutos, não.

    O seu tempo de “delegado” truculento já se passou, mocinho…

  5. A cada dia que passa fico mais assustado com os prováveis candidatos à prefeito de Correntina. Espero que o povo tenha aprendido a lição com essa péssima má administração de Maguila e aprenda a não vender o seu voto por migalhas e que até lá apareçam novos nomes como prováveis candidatos à prefeito, porque o que tem aparecido de candidato oportunista e sem escrupulos como pré- candidatos à prefeito de Correntina dá para desanimar. ABRA O OLHO POVO DE CORRENTINA!!!

  6. Sr. diretor do jornal, peço que o senhor tire as bacharias que estaõ sendo colocadas neste jornal. Por que o senhor nao filtra os e-mails? O senhor tem advogados que anuncia e empresas. de já lhe agradeço.

    Nota da Redação:

    Prezado Fernando
    Defendemos com garras e dentes a livre expressão. Também lamento que algumas pessoas recorram a calúnias e ofensas pessoais. Mas entendo que essas pessoas fazendo esse tipo de comentário estão apenas denegrindo a sua própria imagem, pois mais cedo ou mais tarde a sua identidade será revelada, ainda mais em uma cidade com poucos habitantes como Correntina. Há poucos dias, fornecemos, à Polícia Judiciária, IP do computador de um anônimo que se fez passar por terceiro. Vamos tomar mais cuidados na filtragem dos comentários, mas muito não podemos fazer, pois temos poucas condições de averiguar a identidade das pessoas. Isso é um trabalho exclusivo de autoridades policiais. Obrigado por seu alerta, continue lendo as nossas notícias e comentando.
    Atenciosamente,
    Carlos Alberto Reis Sampaio – Editor.

Deixe um comentário