45% do orçamento do União, em 2010, foi parar no cofre dos bancos

De um total de R$ 1,414 trilhão, o orçamento de 2010 dedicou R$ 635 bilhões ao pagamento de juro, amortização e refinanciamento da dívida pública da União. Isso corresponde a 44,93% do gasto público da União em 2010. Com a Previdência Social (incluída aí a previdência dos funcionários públicos) gastou menos da metade disso, 22,12%; com a saúde, 3,91%; e, com a educação, 2,89%. Do site socialismo.org.br, onde o leitor poderá ver as notas explicativas.

Esta é a República dos Milagres fundada nos últimos anos de governo. A base desta dívida, que dobrou no Governo Lula, são as despesas realizadas com o crescimento desmesurado da máquina pública e a realimentação do serviço da dívida. O Governo Lula ainda vai ter que explicar na sua biografia autorizada ou, por pior que seja, no seu obituário, onde foi parar esse bi-trem carregado de dinheiro.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário