Em solenidade realizada ontem, 4, na Associação Comercial da Bahia (ACB), em Salvador, o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, pediu o apoio da presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu. O objetivo é a retirada do artigo 47 do projeto do novo Código Florestal Brasileiro, que está em tramitação no Congresso.
O artigo 47 impõe uma moratória de cinco anos, período durante o qual ficaria proibido o desmatamento no País, impedindo o desenvolvimento da agropecuária. “O código, como um todo, é muito bom para a agricultura e para o meio ambiente, mas o artigo 47 é danoso para a Bahia e para o Nordeste”, reafirmou o secretário. A senadora concordou com o secretário e disse acreditar que moratória não será aprovada.
“Não é justo que os estados do Sul e do Sudeste tenha se desenvolvido e o Nordeste, e especialmente a Bahia, que vive um momento de fortalecimento da agropecuária e prioriza a agroindustrialização, não possam se desenvolver”, disse o secretário. Ele explicou que a moratória impactará consideravelmente as regiões de fronteiras agrícolas, em especial a região Oeste da Bahia e o semi-árido baiano, afastando novos investimentos e travando o desenvolvimento estadual.

