A Conservação Internacional (CI-Brasil) e a Monsanto estão oferecendo, pela primeira vez no oeste da Bahia, a Oficina de Novas Mídias, com o foco na construção de redes sociais. O evento, que será realizado nos dias 16 e 17 de maio, na Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), vai incentivar a implantação de uma rede de informação que propicie a discussão e a mobilização sobre os problemas ambientais da região. A organização disponibiliza 30 vagas, com inscrições gratuitas, mas restritas às instituições convidadas.
O curso será ministrado pela jornalista e pesquisadora da Faculdade Casper Líbero e doutora pela Universidade de São Paulo (USP), Daniela Osvald Ramos. Tem o objetivo de capacitar os representantes de instituições ligadas ao poder público, instituições de ensino e ONGs a se comunicarem nas novas plataformas das redes sociais, como twitter e facebook, além de apoio à criação de blogs para o intercâmbio informacional.
Daniela Ramos aproveita a oportunidade para apresentar uma palestra sobre a mobilização por meio das mídias sociais aos acadêmicos de comunicação da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), na segunda-feira, dia 16, a partir das 19h.
Gabriela Michelotti, gerente de comunicação da Conservação Internacional, entende que o curso vai disseminar o conhecimento sobre informação em rede, atualmente restrito a uma faixa populacional mais jovem de grandes centros urbanos.
“Temas como desmatamento, conservação da biodiversidade e expansão da fronteira agrícola podem depois do treinamento ampliar sua ressonância, alcançando as pessoas que estão vivenciando esses processos no seu dia-a-dia”, avalia.
A proposta da oficina de novas mídias com foco em redes sociais terá uma carga horária de 12 horas/aula e vai apresentar ferramentas de interação social, além de desenvolver as habilidades em plataformas como twitter e facebook, possibilitando aos participantes da oficina o seu uso prático e crítico.
Daniela também discutirá conceitos relacionados à web 2.0 e 3.0 e apresentará casos recentes que envolveram as redes sociais, como mobilizações sociais durante catástrofes ou campanhas de consumidores insatisfeitos. “Ao final da oficina, todos deverão estar aptos a criar e divulgar conteúdos na Internet, em específico nas redes sociais”, afirma.
Serviço:
Evento: “Oficina de Novas Mídias – com foco na construção de redes sociais”
Local: Faculdade São Francisco de Barreiras, localizada na BR-135, Km 01, N. 2341, Bairro Boa Sorte, Barreiras-BA. Saída para São Desidério.
Data: 16 e 17 de maio
Entrada Franca, mas com inscrição prévia
Informações: (77) 9978 0913
Nota da Redação:
A Conservation International é uma instituição do terceiro setor, presente em vários países do mundo. A Monsanto é empresa dedicada a defensivos e à genética avançada, especialmente transgênicos. Portanto os conceitos emitidos pelas duas instituições devem ser analisados com cuidado pelos participantes do curso, principalmente no que diz respeito à divulgação via ferramentas tão eficientes como Facebook e Twitter destes mesmos conceitos.
