Eleito por aclamação, Manoel Afonso Araujo (Neo), prefeito de Formosa do Rio Preto, foi eleito para comandar pelos próximos dois anos, a União dos Municípios do Oeste da Bahia (Umob). Dos 18 municípios que compõem a UMOB, 13 foram representados por seus prefeitos.
Em seu primeiro pronunciamento como presidente, Neo afirmou que a nova diretoria pretende tirar do papel a Umob, entidade que desde sua fundação nunca cumpriu suas reais funções. “É consenso entre a nova diretoria que a Umob precisa ser fortalecida politicamente. Queremos que nossa voz seja ouvida”, disse o novo presidente, enfatizando que todos os prefeitos serão procurados e suas respectivas prioridades elencadas.
Quanto a criação do Estado do Rio São Francisco, Neo disse que todos os prefeitos que participaram da reunião são amplamente favoráveis.
Presente na reunião, o chefe da Casa Civil da prefeitura de Salvador, dep. fed. João Leão, relatou também ser favorável a redivisão territorial do Brasil, inclusive com a criação do Estado do Rio São Francisco. “Sou favorável a criação do novo estado, mas é preciso primeiro fazer um estudo de impacto para que possamos saber quanto isso afetará as finanças da Bahia”, comentou Leão. Texto e fotos do Jornal Nova Fronteira.


