João Barata, cafeicultor pioneiro, é homenageado na Bahia Farm Show.

A história de vida, a ousadia e a visão de futuro do cafeicultor João Barata, pioneiro no cultivo do café na região Oeste da Bahia, mereceram homenagem da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães nesta quinta-feira, 2, durante a  Bahia Farm Show. O prefeito Humberto Santa Cruz entregou uma salva de prata ao empresário e produtor rural Luiz Antônio Cansanção, que na ocasião representou o senhor João Barata. O homenageado não pode estar presente, porque está em Portugal, onde também receberá mérito do Governo Português, no próximo dia 7.

O português João Barata, hoje com 92 anos, chegou por aqui aos 70, com o sonho de plantar café. Foi ele quem instalou o primeiro cultivo comercial do café no Oeste baiano, em 1994, trazendo de Angola a experiência de produzir café irrigado, dando inicio ao novo ciclo do café na Bahia.

Entre os presentes na homenagem estavam o presidente da AIBA, Walter Horita; o diretor da Abacafé – Associação dos Cafeicultores do Oeste da Bahia,  Antonio Guerreiro; e o  presidente do Sindicato Rural, Vanir Kölln.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário