Aconteceu nesta quinta-feira, 2, no auditório central, na Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães, um encontro de entidades, que têm responsabilidades quanto à questão ambiental, com a proposta de discutir o papel de cada instituição no processo de manejo do fogo.
Foram enfatizadas as principais necessidades como instalação do Corpo de Bombeiros, em LEM, fortalecimento do PAM – Plano de Ação Mútua, treinamento da brigada de incêndios e dos pequenos e grandes produtores rurais, além da competência municipal em autorizar o fogo controlado.
Também foi colocado que o Estado deve notificar o DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes para limpar as áreas de domínio. Outro ponto exposto é que deve-se montar uma estratégia de combate e prevenção e uma rede de comunicação para combater o incêndio.
Para secretária de Meio Ambiente Fernanda Aguiar é preciso avançar com relação a esses pontos e dentro de um ano, alcançar-se resultados positivos.
Presente à reunião, a secretária municipal de Saúde Maira de Andrada Santa Cruz propôs que os agentes de saúde podem ser parceiros, orientando quanto aos perigos das pontas de cigarro, lançada sobre o cerrado, às margens das rodovias.
O encontro teve a participação do secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, do analista ambiental do Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, (Prevfogo) – Denílson Barbosa, capitã Rejane, do Corpo de Bombeiro de Barreiras, Duardo Francisco, coordenador do PAM – Plano de Ação Mútua.


No dia 31 de maio, quando da abertura e inauguração da Bahia Farm Show, o Secretario de Segurança, Eder Fior, entregou em mãos ao Governador Jacques Wagner o Projeto de Viabilidade e Necessidade de implantação do Corpo de Bombeiros em Luis Eduardo Magalhães. O projeto foi feito pelo PAM em parceria com o governo municipal e a ACELEM.