O bom momento do agronegócio brasileiro, em especial na região oeste da Bahia, contribuiu para que os resultados durante o Bahia Farm Show 2011 superassem as expectativas mais otimistas. Dessa forma, a Embraer chegou ao início do último dia do evento contabilizando a venda de 12 aviões agrícolas Ipanema, negócios que representarão uma receita adicional de mais de R$ 8,6 milhões para a Empresa.
“Estamos vivendo um momento de plena expansão da área plantada e aumento da produtividade, fatores que têm atraído novos investimentos para o setor. Neste cenário, o avião agrícola Ipanema movido a etanol oferece flexibilidade e tecnologia para o produtor rural, proporcionando o desenvolvimento sustentável do agronegócio”,informou Fábio Bertoldi Carretto, Gerente Comercial da Embraer para a Aeronave Ipanema.
O Ipanema é um avião pulverizador agrícola que pode ser utilizado para semeadura e aplicação de defensivos e fertilizantes na lavoura. O rendimento chega a até 120 hectares por hora, dependendo das condições de aplicação. Por não ter contato com o solo, as perdas por amassamento, que podem atingir 3% da safra, são totalmente eliminadas.
Foi pensando nos benefícios gerados pelo Ipanema que o produtor rural João Carlos Jacobsen Rodrigues, da cidade de Barreiras, decidiu comprar o avião. Ele foi um dos três clientes a fechar negócio logo no primeiro dia do Bahia Farm Show. Outro produtor rural do oeste baiano a encomendar o Ipanema foi Jacob Lauck. Ele foi um dos pioneiros da região e ajudou a escrever a história do município de Luís Eduardo Magalhães, criado em 2000.
“Temos diversos aviões Ipanema operando no oeste da Bahia e o interesse dos produtores aumentou bastante nos últimos anos. O Bahia Farm Show se transformou em uma ótima oportunidade para rever clientes e divulgar a importância do produto para o desenvolvimento do agronegócio na região”, afirmou W. Rangel de Sá, Diretor da Cavok Aviação Ltda., representante comercial do Ipanema para a Bahia.
Demonstrando a importância do evento a nível nacional, clientes de outras regiões e inclusive de outros Estados, também compareceram e aproveitaram a ocasião para fechar negócio. Ao todo, 12 aviões Ipanema foram vendidos durante os quatro primeiros dias do evento, número que ainda pode aumentar dependendo do movimento deste último dia de feira.
Dentre os itens opcionais da aeronave, está o DGPS, que permite um controle preciso da área a ser trabalhada e possibilita a aplicação diferenciada do produto, conforme a necessidade específica de cada local. O preço básico do Ipanema movido a etanol é R$ 678 mil. O comprador interessado dispõe de diversas linhas de crédito, tais como Finame, Finame Agrícola e os fundos constitucionais do Banco do Brasil para as regiões Centro-Oeste (FCO), Nordeste (FNE) e Norte (FNO).

