O fim da zona tampão da aftosa tem reconhecimento internacional.

O fim da zona tampão na Bahia tem agora reconhecimento internacional. O reconhecimento dessa área como zona de proteção foi divulgado oficialmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) durante a 79ª Assembléia Geral de Delegados da OIE, realizada em Paris no dia 27 de maio último.

O anúncio do reconhecimento está sendo um dos fatos mais marcantes da Bahia Farm Show, feira de tecnologia que acontece no município de Luís Eduardo Magalhães até este sábado (4), e foi destaque na fala do governador Jaques Wagner na abertura do evento, e está sendo comemorado pelos pecuaristas dos oito municípios que sofriam restrições com a zona tampão.

A Bahia já havia conquistado o status de livre da febre aftosa com vacinação da zona de proteção desde a publicação da instrução normativa nº 45, de 28 de dezembro de 2010, pelo Ministério da Agricultura. “Mas com o aval internacional e a resolução da OIE, os pecuaristas da zona de proteção agora passam a ter o mesmo status sanitário em todo o território nacional, sem restrições quanto ao comércio em qualquer parte do mundo”, disse o secretário da Agricultura, Eduardo Salles.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário