Começa em agosto o período de vazio sanitário da soja na Bahia

Soqueira precisa ser completamente erradicada. Ou via gradagem ou através de dessecantes.

O vazio sanitário, período em que é proibido o cultivo da soja – e também é exigida a eliminação de soja voluntária ou tiguera (plantas originárias dos grãos caídos no solo durante a colheita) começa nesta próxima quarta-feira, 15,  nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima e Paraná.

Na Bahia o período de controle vai começar no dia 15 de agosto e terminar em 15 de outubro. O período ideal de plantio da soja é de 15 de novembro a 15 de dezembro.

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa),vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, essa medida visa reduzir a sobrevivência do fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da ferrugem asiática da soja evitando assim ataques precoces da doença na safra. 
Desde 2006, o vazio sanitário foi adotado no Brasil. Atualmente a medida preventiva está implantada em 12 estados (MT, GO, MS, TO, SP, MG, DF, MA, PR, BA, RO, PA). A maioria deles adotou o vazio sanitário por 90 dias. No entanto, três deles optaram pelo período de 60 dias: Bahia, Pará e Maranhão. Com informações do portal da revista Globo Rural.

 

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário