“Guerra de espadas” é realizada, mesmo contrariando determinação da Justiça.

Mesmo proibida pela Justiça da Bahia, a tradicional “guerra de espadas” foi realizada por alguns moradores de Cruz das Almas (BA), nesta quinta-feira (23). A cidade fica a cerca de 145 quilômetros de Salvador.

O departamento jurídico da prefeitura da cidade chegou a entrar com um recurso, mas ele foi negado nesta quarta-feira (22) pelo Tribunal de Justiça. A proibição da “guerra de espadas” foi mantida pela Justiça. O Ministério Público Estadual (MPE) pediu, em 16 de junho, a proibição da atividade junina.

O MPE alegou que a “guerra de espadas”, embora seja tradicional, anualmente causa danos à integridade física de pessoas que participam da festa de São João em Cruz das Almas. Foto: Lúcio Távora/Ag. A Tarde/Folhapress.

O culto da tradição e dos costumes populares é salutar. A estupidez e a ignorância pertencem a outro departamento.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário