Em treinamento a Brigada Voluntária para combater incêndios florestais.

Uma equipe de 26 pessoas, composta por 13 guardas municipais, pequenos e grandes agricultores, dois servidores da Secretaria de Infraestrutura e a secretária de Meio Ambiente, de Luís Eduardo Magalhães, Fernanda Aguiar, estão recebendo um treinamento com foco na prevenção e combate a incêndios florestais, desde a última segunda-feira, 27.

Essas pessoas serão multiplicadoras dos conhecimentos recebidos e  poderão formar a brigada voluntária de incêndio florestal, no município. Como fazer o acero e abertura de linhas são algumas das técnicas  trabalhadas no curso.

Com aulas teóricas e práticas, o treinamento segue até sexta-feira, 01 de julho,  na sede do Centro de Treinamento do Sindicato Rural de LEM. “O objetivo é somar esforços para a prevenção, o combate e a orientação sobre os danos causados pelo fogo”, afirmou Fernanda Aguiar ao destacar que a iniciativa atende a uma solicitação da Prefeitura Municipal de LEM ao IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

De acordo com o instrutor do Prevfogo – Centro de Combate e Prevenção aos Incêndios Florestais,  do IBAMA, em Brasília,  Devalcino Francisco Araújo, o diferencial está na participação integrada, o que não tem sido comum nos outros locais onde já ministramos esse curso. Também há participação do instrutor Gabriel Zacarias.

Entre os participantes estão agricultores do Assentamento Novo Paraná, Assentamento Rio de Ondas, Umburana, Agronol, grandes produtores rurais e membros do Sindicato dos Produtores rurais de LEM.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário