O Diário Oficial da União desta terça-feira (2) publica a exoneração de mais cinco pessoas ligadas ao Ministério dos Transportes, entre elas dois diretores. Desde que as denúncias de corrupção na pasta começaram a será divulgadas, no início de julho, 27 pessoas já foram demitidas.
Quatro dos exonerados são ligados ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit): Hebert Drummond, diretor de Infraestrutura Aquaviária; Nadja Tereza Monteiro de Oliveira, da coordenação-geral de cadastro e licitações; Jeanine Santana Ferrari, coordenadora de Licitações de Obras e Serviços de Engenharia e Nei Japur, da coordenação de Administração Patrimonial. A quinta exoneração é de Amaury Ferreira Pires Neto, diretor do Departamento do Fundo da Marinha Mercante do Ministério dos Transportes.
Desde o dia 2 de julho, quando a revista Veja publicou a primeira reportagem com denúncias de corrupção no Ministério dos Transportes, 27 pessoas já foram afastadas, a maioria ligada ao PR.
Nesta terça, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse que a base do governo concorda que os ministros Paulo Sérgio Passos (Transportes), Wagner Rossi (Agricultura), Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário) e Mário Negromonte (Cidades) prestem esclarecimentos aos senadores na semana que vem, desde que sejam convidados e não convocados. Os ministérios também são alvo de reportagens revelando supostos esquemas de desvios de recursos públicos.

Pergunta que nao quer calar: daqueles que compuseram a foto oficial no dia 1o. de Janeiro de 2011, quantos estarão na foto oficial do dia 31 de dezembro de 2014? isto se o mundo nao acabar em 21/12/2012.