Divulgar e estimular a suinocultura na região oeste é a proposta da Associação de Produtores de Suínos do Oeste – SUINOESTE que promove pelo segundo ano, no distrito de Roda Velha de Cima, a 125 km da sede, a Feira Regional do Suíno. O evento tem início hoje, 19, e se estende até domingo, 21. O Governo Municipal apóia a feira por meio da Secretaria Municipal de Agricultura.
O evento será marcado por exposições de animais, equipamentos e produtos afins, palestras com especialistas como o presidente da Associação Baiana de Suinocultura, Marcelo Plácido. Dentre as temáticas abordadas estão as formas de como entrar na atividade, produção e reprodução e, comercialização. A culinária, à base da carne suína, estará presente para degustação com o porco assado no rolete. Brincadeiras como a caça ao porco e muita música ao som de bandas regionais, prometem animar os presentes.
O secretário de Agricultura Genivaldo de Assis, enfatiza a importância de sediar e ser parceiro pelo segundo ano da feira, como forma de alavancar a profissionalização e sustentação da atividade na região, “a produção ainda é pequena e acontece de forma esporádica e sem condições higiênicas adequadas nas pocilgas, a feira favorece o pequeno produtor, pois transmite e troca informações sobre a maneira correta de produzir a carne suína que é muito lucrativa. A nossa meta futuramente é incentivar a implantação da atividade em toda a região”.
A Suinoeste sediada em Roda Velha está em fase de consolidação, mas abrange toda a região oeste, “aqui se concentra um número maior de produtores associados pela disponibilidade e baixo custo de grãos. Dentre as raças que produzimos estão, Landrace, Largewhite, Duroc e Pietran”, declara o presidente da associação, Valdir Perboni.

