Humberto recebe Negromonte e grupo político em dia de boas notícias.

Humberto Santa Cruz recebeu ontem, na sede da Fazenda Agronol o ministro das Cidades, Mário Negromonte; o deputado federal e atual Chefe da Casa Civil de Salvador, João Leão; o deputado Mário Negromonte Jr.; o prefeito de Formosa do Rio Preto, Neo; a vice-prefeita de Barreiras, Regina Figueiredo; o pré-candidato a prefeito de Barreiras, Antonio Henrique, políticos, vereadores, secretários municipais e a maior parte dos veículos de comunicação de Barreiras e Luís Eduardo.

Humberto classificou como positivo o momento de Luís Eduardo. E não poderia ser diferente: entregou ontem mesmo, às 19 horas, o Ginásio Esportivo da Cidade e tem concluído obras e iniciado outras toda a semana, mesmo com o atraso de verbas estaduais e federais.

Esta semana foi a vez do início do Colégio Municipal do Jardim das Oliveiras, que deve ser um dos mais modernos da cidade, promessa de Humberto feita no ano passado. O Jardim das Oliveiras tem hoje mais de 1.000 residências, incluído obras em conclusão, e deverá ter mais de 3.500 habitantes até o final do ano.

Ainda em clima de comemoração pela concessão do campus da Universidade Federal, do anúncio da licitação para a duplicação da BR-242, da inauguração do Ginásio e da retomada das obras da Ferrovia, Luís Eduardo vive mesmo um momento de muitos ganhos.

O momento foi de aproximação e consolidação das forças políticas nas duas cidades. E recebeu de Leão a principal notícia do dia:

“Esta semana o Secretário de Saúde da Bahia, dr. Jorge Solla, estará em Luís Eduardo para olhar áreas disponíveis e iniciar o projeto do Hospital Regional de LEM. Não é uma obra que se realize rápido, mas é o começo de tudo”.

Paternidades voluntárias

João Leão, que discursava com um informativo da Prefeitura Municipal de Luís Eduardo na mão, pediu a Humberto:

-Me consiga 51 exemplares deste informativo, que quero mandar para os 51 prefeitos que votaram comigo nas últimas eleições. Melhor: consiga 52, para que eu mande também para a prefeita Jusmari, para ela ver como se administra uma cidade.

A insistência do deputado Oziel Oliveira em assumir a paternidade de várias obras do Governo Federal na Região, inclusive com distribuição de faixas e grandes cartazes (out-door) pela cidade de Luís Eduardo, sofreu críticas pesadas do ministro Negromonte e do deputado João Leão.

-Há 8 anos o projeto da Ferrovia Oeste Leste foi levado por Sérgio Pitt, Walter Horita e Humberto Santa Cruz ao presidente Lula, que nos recebeu, depois de umas dez viagens à Brasília, para passar no crivo de vários órgãos. Agora ele vem e diz que é dele, quando ele tem menos de 6 meses de mandato. Eu e o Ministro Negromonte temos 20 anos de mandato, cuidando dos assuntos de interesse da Bahia. A duplicação da BR-242 em Luís Eduardo ele diz que é projeto dele. O campus da Universidade Federal ele diz que é projeto dele.

Leão foi ainda mais incisivo:

– Que o povo de Luís Eduardo pegue o ônibus e vá até Barreiras para ver como aquela cidade está. Não queremos isso de novo. Não percam a oportunidade com Luís Eduardo. Não podemos voltar ao passado.”

Criador e criatura.

Lá pelas tantas, uma pessoa chegada ao Prefeito afirma, ao pé-do-ouvido, que as vezes Humberto se queixa das manobras de Oziel. Na hora houve a frase: “Quem mandou criar a figura”. Referia-se aos tempos em que o agronegócio apoiou com força Jusmari e Oziel.

E arrematou:

“Oziel diz que Humberto é criação sua. Ao contrário. Oziel e Jusmari são criações de Humberto. Agora o confronto vai ser entre criador e criatura, mas não na ordem que Oziel Oliveira gosta de citar.”

Política e revanchismo.

Mário Negromonte não poupou elogios a Humberto: “O mundo moderno cobra decência na vida do político. E Humberto é um político decente. Humberto é o político que abre as portas para as verbas dos governos Estadual e Federal com a sua honradez. Agora mesmo Luís Eduardo ganhou R$1 milhão apenas para fazer o projeto global de saneamento. Mas verbas como esta só chegam para prefeituras com as finanças saneadas.

Mais à frente, asseverou:

-Humberto faz política sem vingança. Sem botar carimbo em ninguém. Conquista sem chicote e sem dinheiro.

 

Negromonte e a imprensa

O Ministro lá pelas tantas, falando em política, cometeu um ato falho ou expressou-se mal:

– A imprensa e a sociedade gostam de bater na classe política. Vê se a imprensa bate na Justiça?”

Foi prontamente interrompido por este editor, já que mais de 10 veículos de imprensa estavam ali representados e todos arrepiaram-se com a sua afirmação. Habilidoso, Negromonte, depois de terminar o seu discurso, pediu novamente a palavra ao anfitrião, Humberto Santa Cruz, que fazia suas considerações finais e afirmou:

“-Prefiro uma imprensa que erra, do que nenhuma ou a volta da ditadura”.

Foi aplaudido.

Mais tarde, num rápido diálogo, pedimos excusas pela “questão de ordem” intempestiva. Negromonte foi um cavalheiro.

–“Você tem razão. Eu é que me expressei mal”.

É claro que o Ministro estava referindo-se à grande imprensa, de forte impacto no Governo Dilma, mas colocar todos os ovos no mesmo cesto pode não ser uma boa idéia.

O dedo de Wagner

Na reunião política de hoje alguém contava numa roda que o deputado Oziel  Oliveira foi visitar o governador Jaques Wagner, em busca de apoio para as campanhas municipais. Wagner foi franco, com aquele seu jeitão sindicalista:

“Em Barreiras apóio Jusmari e em Luís Eduardo apóio Humberto Santa Cruz”.

A pessoa que contou não precisa dizer, nem diz meias-verdades.

O apoio de Wagner em Barreiras será certamente pulverizado pela má vontade do PT local e principalmente pela forte aliança do PP com o candidato Antonio Henrique. O esvaziamento da pré-campanha de Zito Barbosa pode virar num jogo polarizado, com todos contra Jusmari. Até os 11 vereadores que hoje votam sempre com o Executivo, na hora que o barco fizer água por todos os lados, saltam e procuram recursos em outras naves.

Raciocínios lógicos.

Antonio Henrique e Teresa Nemoto, secretária de Governo de Luís Eduardo

Numa ampla mesa, discutia-se a sucessão de Barreiras. Edivaldo Costa, presidente do PSDB, colocou ao julgamento um pensamento lógico:

– Como Jusmari vai ser candidata, se hoje ela não pode ir a um evento público. Por outro lado, Kelly Magalhães não pode perder a base do Governo para Antonio Henrique.” 

PRESENÇAS IMPORTANTES

Humberto e José Brandão
Edivaldo Costa e Regina Figueiredo
Bruno Martinez, procurador do Município de Luís Eduardo
João Augusto, do Controle, a Chefe de Tributos de Luís Eduardo, Glória Ferreira, e o secretário de Planejamento, Cândido Trilha e esposa
Rogério Faedo, o vereador Sidney Giachini, seu bonezinho e amigos.
Ricardo Barata, da Acrioste, e Alex Braga, da Oxente, e esposas.
Edivaldo Costa, Eduardo Lena e Vinicius Lena, o decano do jornalismo no Oeste baiano
Cleber Winckler, médico; Capelesso, secretário de Agricultura; Rangel, piloto e construtor de aviões e o empresário José 'Zuba' Brandão.
Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

12 comentários em “Humberto recebe Negromonte e grupo político em dia de boas notícias.”

  1. So uma coisa a dizer, sai do murro MARABÁ, ontem vc estava em Brasilia ao lado da Corja do Ozzy, e hj vc ta do lado do povo do Leão .. não se define..

    1. Paulo Peluso , O vereador Marabá, sempre foi um homem honrado e de boa índole ,ele sabe reconhecer que foi eleito do lado do Oziel ,como vc ver quem tem dignidade ñ faz o que os outros fizeram. Isso mostra que não tem personalidade, pois o povo sabe…quem deve sair do muro. Garanto-lhe que sua decepção será bem maior….rsrsrsrs

      1. Acho muito engraçado um tipo de comentário infantil e inútil como esse, com certeza se caracterizaram muito bem com a capacidade de raciocínio da pessoa que escreveu. Caro Paulo Peluso, o vereador Ondumar Marabá é um dos únicos que não precisou variar o seu discurso de acordo com o rompimento da aliança daqueles que estavam juntos no mesmo palanque na eleição passada, caso sua memória esteja falha. Esse sua ideologia de guerra política é o grande câncer que vem destruindo o avanço do nosso país, homens públicos passam mais tempo em suas guerras pessoais e políticas ao invés de buscar entendimento para o bem da população. Creio que as maiorias dos políticos só continuam com essa politicagem sem fundamento por culpa de eleitores igual a você. Caso ainda continue achando que esse tipo de guerrinha sem finalidade é o jeito certo de fazer política, se candidate e boa sorte!

  2. Paulo meu amigo vc tem razão…esses vereadores sei nao …..ou variadoressss cada dia com um….
    Agora Sampaio, o Ministro Mario Negromonte esta com raiva da imprensa porem só pq a REVISTA ISTOE publicou os roubos dele….ora e so ele ser honesto que não tem problema com imprensa….
    Inclusive a imprensa Nacional ja publicou que DILMA nem recebe ele, ela esta fazendo igual fez com JOBIM…jajajaj ele ta RUA…isso nao queremos pra LEM… chega de Mensalaooooooo aqui.
    Sampaio, vc publicam Deputado Leão….ele e Secretario da Casa Civil e candidato a Prefeito em SALVADOR….este mandato nao tem uma emenda dele pra LEM, um discurso na Câmara de DEputados pq esta de licença…..
    Bom Luis Eduardo e o OESTE so tem 1 DEPUTADO OZIEL OLIVEIRA….ISSO NINGUÉM PODE NEGAR!!!! Veja no site da Câmara dos Deputados os seus discursos em defesa de nos…Ele esta em Brasilia sempre trabalhando, recebo por email seus oficios e informativos do seu pleito junto aos MINISTÉRIOS e AUDIÊNCIAS….
    Leão ao contrario esta em SALVADOR CUIDANDO DOS SEUS INTERESSES…
    Isso serve para refletir e deixar os interesses pessoais de lado….

  3. Para conhecimento site politicalivre
    20.08.2011 às 15:13
    Ministério das Cidades oferece mesada em troca de apoio
    Depois dos escândalos que derrubaram os ministros dos Transportes e da Agricultura, o radar do Palácio do Planalto está apontado desde a semana passada para o gabinete do ministro Mário Negromonte (PP), das Cidades. A edição de VEJA que chega às bancas neste sábado traz informações levadas à ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, por um grupo de parlamentares do PP. Em guerra aberta com uma parte da legenda pelo controle do partido, Negromonte estaria transformando o ministério num apêndice partidário e usando seu gabinete para tentar cooptar apoio. Segundo relatos dos deputados que foram convocados para reuniões na pasta, a ofertas em troca de apoio incluem uma mesada de 30.000 reais para quem aderir.

    O PP é o terceiro maior partido da base aliada, com 41 deputados e cinco senadores. Controla há anos o Ministério da Cidade, que dispõe de um orçamento de 22 bilhões de reais e programas de forte apelo eleitoral em todos os cantos do país. Na formação do governo Dilma, Negromonte foi indicado mais por suas relações com o PT da Bahia do que pelo trânsito junto aos colegas. Uma parcela do PP queria manter Márcio Fortes, ministro por mais de cinco anos no governo Lula. Há duas semanas, o grupo ligado ao ex-ministro conseguiu destituir da liderança do partido o deputado Nelson Meurer, aliado de Negromonte. Colocou no lugar dele Aguinaldo Ribeiro, aliado de Márcio Fortes.

    Ao perceber o poder se esvaindo, Negromonte contra-atacou montando um bunker numa sala anexa ao seu gabinete, onde quatro aliados de sua inteira confiança – os deputados João Pizzolatti, Nelson Meurer, José Otávio Germano e Luiz Fernando Faria – tentam persuadir os deputados a se alinhar novamente com o ministro. Apenas na última terça-feira, doze parlamentares estiveram no ministério. Sob a condição do anonimato, três deles revelaram que ouviram a proposta da mesada de 30.000 reais.

    Confrontado, o ministro atribui tudo a um jogo de intrigas e aponta o rival Márcio Fortes como responsável: “Sei que há boatos de que pessoas vieram aqui para fazer isso e aquilo, da mesma forma que o pessoal estava dizendo que o Márcio Fortes foi lá na liderança fazer promessa, comprometer-se na tentativa de arranjar assinatura. Não me cabe ficar comentando boato”. Fortes, por sua vez, rebate de maneira lacônica: “No dia 31 de dezembro, deixei o cargo de ministro e me afastei das atividades partidárias”.

    A compra de votos não de parlamentares não é algo novo na história do PP, um dos protagonistas do escândalo do mensalão – que, aliás, envolvia pagamento de mesada. Na ocasião, líderes da legenda receberam 4,1 milhões de reais em propina e quatro integrantes do partido estão denunciados no processo que tramita no Supremo Tribunal Federal. O Ministério das Relações Institucionais confirma ter recebido as denúncias e está acompanhando a guerrilha do PP com muita atenção. A presidente Dilma Rousseff também já foi informada do problema. (Veja)

    Envie a um amigo Assinar feed
    20.08.2011 às 13:38

  4. Olha aqui de novo no site politicalivre o que o DEputado do Prefeito defende…..
    Assinar feed
    19.08.2011 às 17:06
    Negromonte Jr. defende universidade federal em Santo Amaro e Paulo Afonso

    Deputado Mário Negromonte Júnior (PP)
    O deputado estadual Mário Negromonte Júnior (PP) ficou preocupado em não ter visto, em nota oficial, a divulgação da instalação da UFRB em Santo Amaro. Houve um amplo debate sobre a possibilidade e uma sinalização positiva do Ministério da Educação e do reitor da UFRB pela implantação. O parlamentar ainda falou sobre a necessidade de se levar uma universidade federal para o sertão da Bahia, mais precisamente em Paulo Afonso, pelo potencial da cidade e por ela fazer divisa com três estados. “Talvez um campus federal de medicina seria um bom início para atender o sertão”, disse o deputado.

  5. Agora Sampaio, eles vem aqui so mentir neeeee….pq eu acompanho os sites do Estado e Nacional e nao vejo nada deles pedindo por aqui ou regiao Oeste….isso e importante.
    Qd vem aqui critica o Nosso Deputado que foi eleito pela maioria absoluta…e trabalha pedindo obras….

  6. Nossa amiga Luana enche a boca para falar do NOSSO Deputado, eleito pela maioria absoluta…

    Cuidado filha.

    Cuida de Barreiras também. Olha a desgraça que Jusmari transformou aquela cidade. A única coisa boa do casal é a garganta… Sabe falar muito e bem! Oziel teve tudo, mais TUDO mesmo, para levar Luis Eduardo a condição de cidade MODELO de gestão pública. O que fez? Não estruturou nada, 90% cidade foi entregue a HSC em barro, com um rombo milionário junto ao INSS. Vergonha.

    Não satisfeito, aportou em Barreiras e lá faz pior do que fez aqui. Só tenho uma coisa a dizer: O casal está se especializando em sucatear prefeituras. Agora, aqui em Luis Eduardo não vai ter mais chance não.

    1. Isso mesmo Luana o que nossos amigos ñ sabe é que a população de LEM acompanha todos os projetos políticos dos candidatos aqui citados… O João Carlos ficou tão sem assunto que foi falar da Cidade Vizinha…Somos eleitores de LEM ..Os eleitores de Barreiras que devem fazer sua escolha .vc diz que o prefeito Oziel ñ terá mais chance….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk de novo se passando por vidente.
      QUE Lindo, parabéns ao prefeito pelo que?
      Universidade do São Francisco kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk essa é de dar risada. Pelo que saiba e toda a população de Luís Eduardo Magalhães… Projeto federal ñ é de Prefeito… E Sim de Deputados, ministros, senadores Federais… Cai na real gente… kkkkkkkkkkkkkkkk Só faltava parabenizar ele pelo novo estado São Francisco kkkkkkkkkk.
      Toda a população já sabe quem é o real dono do projeto… E ñ é nem um dos candidatos do atual prefeito… Tv câmera. Email do governo federal se informe para ñ cometer mais essas gaf..rsrsrs UM foi o Humberto que trouxe a UFBA para O OESTE .kkkkkkkkkkkkkkkkk…

      1. Ehhh…é muito bom esse turma do Oziel se morder de raiva e inveja com o governo Humberto Santa Cruz. O próprio Oziel diz que quer mais uma chance para escrever outra história!

        Perdeu moço! Já era….

  7. A Luana e o Leonardo (parece até nome de dupla sertaneja) se esquece que além da grande votação como deputado, ele é Vice-Campeão de processos…imagina Vice-campeão, isso sim que é deputado de prestigio, e pelo que vejo até ano que vem ganhará o titulo…pois de tanto dizer que é dele isso…é dele aquilo…vai ganhar com certeza… e a Luana e o Leonardo terão mais uma conquista de deputado para comemorar…
    Acorda!!!!!!!!!!! Só pq vcs não estão mais recebendo sem trabalhar estão mordidos? Cuidado raiva mata! e se quiserem posso indicar um bom massagista para dor de cotovelo de vcs…

  8. Para as viúvas do casal:
    Estado do Rio São Francisco: Projeto do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE) protocolado em 1998. Proposta do Oziel protocolada dia 17 de agosto de 2011 – 13 anos de atraso.
    Universidade Federal: Graças ao próprio ministro da educação e da reitora da UFBA, Luís Eduardo foi contemplado. Pergunte a Jusmari (quando deputada) e Oziel quanto eles colocaram no orçamento para a Universidade – nada, zero!

Deixe um comentário