Dólar tem cotação recorde

As incertezas em relação ao pacote de ajuda para países da Europa fizeram o dólar encerrar o dia no maior nível desde julho do ano passado. O dólar comercial encerrou a segunda-feira (19) em R$ 1,777 na venda, alta de 2,57% em relação à sexta-feira (16). Ao longo do dia, o dólar chegou a se aproximar de R$ 1,80. No entanto, recuou no fim da tarde. Apenas em setembro, a moeda norte-americana acumula alta de 11,55%. Nos últimos 13 dias úteis, apenas em um pregão a cotação não subiu.
Apesar da disparada do dólar, o mercado de ações teve um dia menos turbulento. A Bolsa de Valores de São Paulo teve queda de 0,19%, fechando o dia em 57.102 pontos. No mês, a bolsa registra alta acumulada de 1,26%.

A crise das velhas economias européias e na maior economia do mundo, Estados Unidos, pode transformar o cenário da exportação e da balança cambial brasileira, apesar do pouco crescimento previsto do PIB, em torno de 3,5% este ano. O exportador poderá exportar menos, mas com as altas do dólar adquirir maior sustentabilidade e competitividade.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário