
O agricultor Roberto Pelizzaro, de Correntina, foi anunciado ontem, em evento realizado no Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães, o “melhor produtor de soja do Brasil”. Na safra deste ano, Pelizzaro fechou média de 100,69 sacas de soja por hectare, sem auxílio de irrigação.
No ano passado o recordista de produção foi Leandro Ricci, de Mamborê-PR (108,4 sacas/ha), enquanto o recordista mundial é Kip Cullers de Missouri-EUA (174 sacas/ha). O produtor americano usa irrigação pelo sistema de pivot central.
A distinção é concedida pela Oscip Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB). Segundo representantes da CESB, estão entre as características dos recordistas as seguintes estratégias:
1. Buscar intensamente suporte técnico e informações através de órgãos de pesquisa e/ou agrônomos experientes;
2. Utilizar um programa de adubação robusto e ajustado para seu manejo;
3. Testar e selecionar as variedades mais produtivas para sua região e adaptadas para a população desejada;
4. Sistema de plantio adensado (500 a 600 mil plantas/ha): linhas duplas (EUA) ou plantio cruzado (BR);
5. Aplicar defensivos eficientes e sempre de maneira preventiva;
6. Monitoramento intenso na área;
7. Utilização de máquinas e equipamentos calibrados e regulados;
8. Escolha de regiões com solo com boa fertilidade e estruturação;
9. Contar com clima favorável (temperatura e pluviosidade)
10. Muita determinação e inovação.
O CESB é uma entidade sem fins lucrativos formada por profissionais e pesquisadores de diversas áreas, que se uniram para trabalhar estrategicamente e utilizar os conhecimentos adquiridos nas suas respectivas carreiras em prol da sojicultura nacional.
O CESB é qualificado como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), nos termos da Lei n° 9.790, de 23 de março de 1999, conforme decisão proferida pelo Ministério da Justiça, publicada no Diário Oficial da União de 04 de dezembro de 2009.

Parabens, Roberto. Nós, correntinenses, ficamos muito honrados de tê-lo em nosso município. Conheço-o desde os idos de 89 quando aqui cheguei como Gerente do BB em Correntina. Apesar das dificuldades de acesso, sempre mantivemos o relacionamento e a confiança de disponibilizar recursos financeiros para que a agricultura em nosso município desse certo. Os louros são de voces: seus pais e irmãos. Parbens. Quem conhece de perto voces, como eu, só temos de comemorar embora distantes 200 km.
Correntina aparece, também, em boas manchetes, em boas notícias , graças a essas pessoas que aqui aportaram para o engrandecimento do município e do estado da Bahia.
Como Secretário de Governo do município de Correntina, atualmente, queremos deixar as felicitações de toda a equipe de Maguila. Siga em Frente e conte conosco.
Abraços,
Pedro Dourado
A Direetoria de Comunicação do Governo Municipal de Correntina comemora o sucesso do agriculutor Roberto Pelizzaro como o melhor produtor de soja do Brasil/2011. Esse destemido homen que aqui chegou para desenvolver o nosso município. Parabens Pelizaro por este momento impar e parabens tambem Correntina por ter em nosso seio pessoas que ainda acreditam neste torrão.
Denilson Neves da Silva
Curiosidade , ele fechou 100 sacas em toda fazenda de media , qual tamanho da fazenda do Pellizzari. . ?
Parabéns Sr. Roberto! Esse com certeza é o resultado de um trabalho fundamentado, planejado e consciente. Que o próximo prêmio seja pela preocupação ambiental que atua em vosso empreendimento, beneficiando toda a comunidade de Correntina, com conceitos de desenvolvimento sustentável.