É de Correntina o recordista de produção de soja do Brasil.

Roberto é o primeiro à esquerda

O agricultor Roberto Pelizzaro, de Correntina, foi anunciado ontem, em evento realizado no Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães, o “melhor produtor de soja do Brasil”. Na safra deste ano, Pelizzaro fechou média de 100,69 sacas de soja por hectare, sem auxílio de irrigação.

No ano passado o recordista de produção foi Leandro Ricci, de Mamborê-PR (108,4 sacas/ha), enquanto o recordista mundial é Kip Cullers de Missouri-EUA (174 sacas/ha). O produtor americano usa irrigação pelo sistema de pivot central.

A distinção é concedida pela Oscip Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB). Segundo representantes da CESB, estão entre as características dos recordistas as seguintes estratégias:

1. Buscar intensamente suporte técnico e informações através de órgãos de pesquisa e/ou agrônomos experientes;

2. Utilizar um programa de adubação robusto e ajustado para seu manejo;

3. Testar e selecionar as variedades mais produtivas para sua região e adaptadas para a população desejada;

4. Sistema de plantio adensado (500 a 600 mil plantas/ha): linhas duplas (EUA) ou plantio cruzado (BR);

5. Aplicar defensivos eficientes e sempre de maneira preventiva;

6. Monitoramento intenso na área;

7. Utilização de máquinas e equipamentos calibrados e regulados;

8. Escolha de regiões com solo com boa fertilidade e estruturação;

9. Contar com clima favorável (temperatura e pluviosidade)

10. Muita determinação e inovação.

O CESB é uma entidade sem fins lucrativos formada por profissionais e pesquisadores de diversas áreas, que se uniram para trabalhar estrategicamente e utilizar os conhecimentos adquiridos nas suas respectivas carreiras em prol da sojicultura nacional.

O CESB é qualificado como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), nos termos da Lei n° 9.790, de 23 de março de 1999, conforme decisão proferida pelo Ministério da Justiça, publicada no Diário Oficial da União de 04 de dezembro de 2009.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

4 comentários em “É de Correntina o recordista de produção de soja do Brasil.”

  1. Parabens, Roberto. Nós, correntinenses, ficamos muito honrados de tê-lo em nosso município. Conheço-o desde os idos de 89 quando aqui cheguei como Gerente do BB em Correntina. Apesar das dificuldades de acesso, sempre mantivemos o relacionamento e a confiança de disponibilizar recursos financeiros para que a agricultura em nosso município desse certo. Os louros são de voces: seus pais e irmãos. Parbens. Quem conhece de perto voces, como eu, só temos de comemorar embora distantes 200 km.
    Correntina aparece, também, em boas manchetes, em boas notícias , graças a essas pessoas que aqui aportaram para o engrandecimento do município e do estado da Bahia.
    Como Secretário de Governo do município de Correntina, atualmente, queremos deixar as felicitações de toda a equipe de Maguila. Siga em Frente e conte conosco.

    Abraços,

    Pedro Dourado

  2. A Direetoria de Comunicação do Governo Municipal de Correntina comemora o sucesso do agriculutor Roberto Pelizzaro como o melhor produtor de soja do Brasil/2011. Esse destemido homen que aqui chegou para desenvolver o nosso município. Parabens Pelizaro por este momento impar e parabens tambem Correntina por ter em nosso seio pessoas que ainda acreditam neste torrão.

    Denilson Neves da Silva

  3. Curiosidade , ele fechou 100 sacas em toda fazenda de media , qual tamanho da fazenda do Pellizzari. . ?

  4. Parabéns Sr. Roberto! Esse com certeza é o resultado de um trabalho fundamentado, planejado e consciente. Que o próximo prêmio seja pela preocupação ambiental que atua em vosso empreendimento, beneficiando toda a comunidade de Correntina, com conceitos de desenvolvimento sustentável.

Deixe um comentário