Deputado toma água de poças junto à usina nuclear de Fukushima.

 Pouco mais de sete meses depois dos acidentes radioativos no Japão, um integrante do governo quis comprovar hoje (1º) que não há risco de contaminação na região que cerca a Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Nordeste do país, onde houve as explosões e os vazamentos radioativos. O porta-voz parlamentar do gabinete do governo, Yasuhiro Sonoda, tomou água coletada na usina.

A Usina Nuclear de Fukushima Daiichi teve os reatores danificados pelo terremoto seguido de tsunami, em 11 de março deste ano. Sonoda tomou a água após ser desafiado pelos jornalistas que estavam no local e perguntavam sobre o risco de contaminação.

A água que Sonoda tomou foi retirada de poças localizadas embaixo dos prédios de dois reatores da usina danificada. Esta água passou por um processo de descontaminação e já está sendo usada para  regar plantas, segundo autoridades.

Está aí uma missão patriótica para nossos deputados: tomar a água nas poças em torno das usinas de Angra I e Angra II. Já foi sugerida a eles ação semelhante: tomar a água fornecida em Luís Eduardo Magalhães e Barreiras, mas aí já seria uma missão suicida, não?

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

2 comentários em “Deputado toma água de poças junto à usina nuclear de Fukushima.”

  1. Concordo que Embasa e uma empresa extremamente problematica e com muitos problemas, mais ai dizer que a água de nossa cidade (LEM) é de má qualidade acho que vc meu caro jornalista está super enganado. Até parece que vc como gaucho nunca tomou banho e sentiu a péssima qualidade da água de Porto Alegre ali sim é suicidio tomar.

    Nota da Redação: Informe-se melhor sobre a qualidade da água da cidade, solicitando as últimas análises à empresa cessionária dos serviços. Informe-se também do número de domicílios aos quais estão ligados o sistema de esgotamento sanitário. O lençol freático de Luís Eduardo está contaminado em escala assustadora.
    Quanto à água de Porto Alegre, no ano de 1969 fiz uma matéria para Zero Hora, baseada em partículas radioativas, sobre o fato da cidade estar consumindo água derivada do arroio Dilúvio, conhecida cloaca máxima da cidade. Mas isso é um problema dos deputados da região, não acha?

  2. Sr. Jornalista o que está fazendo aqui em nossa cidade? volta para o Sullllllllll.

    Nota da Redação: Um dos primeiros sintomas da ingestão de água contaminada por coliformes fecais é a xenofobia.

Deixe um comentário