Pouco mais de sete meses depois dos acidentes radioativos no Japão, um integrante do governo quis comprovar hoje (1º) que não há risco de contaminação na região que cerca a Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Nordeste do país, onde houve as explosões e os vazamentos radioativos. O porta-voz parlamentar do gabinete do governo, Yasuhiro Sonoda, tomou água coletada na usina.
A Usina Nuclear de Fukushima Daiichi teve os reatores danificados pelo terremoto seguido de tsunami, em 11 de março deste ano. Sonoda tomou a água após ser desafiado pelos jornalistas que estavam no local e perguntavam sobre o risco de contaminação.
A água que Sonoda tomou foi retirada de poças localizadas embaixo dos prédios de dois reatores da usina danificada. Esta água passou por um processo de descontaminação e já está sendo usada para regar plantas, segundo autoridades.
Está aí uma missão patriótica para nossos deputados: tomar a água nas poças em torno das usinas de Angra I e Angra II. Já foi sugerida a eles ação semelhante: tomar a água fornecida em Luís Eduardo Magalhães e Barreiras, mas aí já seria uma missão suicida, não?

Concordo que Embasa e uma empresa extremamente problematica e com muitos problemas, mais ai dizer que a água de nossa cidade (LEM) é de má qualidade acho que vc meu caro jornalista está super enganado. Até parece que vc como gaucho nunca tomou banho e sentiu a péssima qualidade da água de Porto Alegre ali sim é suicidio tomar.
Nota da Redação: Informe-se melhor sobre a qualidade da água da cidade, solicitando as últimas análises à empresa cessionária dos serviços. Informe-se também do número de domicílios aos quais estão ligados o sistema de esgotamento sanitário. O lençol freático de Luís Eduardo está contaminado em escala assustadora.
Quanto à água de Porto Alegre, no ano de 1969 fiz uma matéria para Zero Hora, baseada em partículas radioativas, sobre o fato da cidade estar consumindo água derivada do arroio Dilúvio, conhecida cloaca máxima da cidade. Mas isso é um problema dos deputados da região, não acha?
Sr. Jornalista o que está fazendo aqui em nossa cidade? volta para o Sullllllllll.
Nota da Redação: Um dos primeiros sintomas da ingestão de água contaminada por coliformes fecais é a xenofobia.