Chevron poderia estar tentando atingir pré-sal no poço que vaza.

A possibilidade de a petroleira Chevron estar tentando indevidamente alcançar a camada pré-sal do campo de Frade começou a ser discutida internamente na Agência Nacional do Petróleo (ANP). Na tentativa, teria ocorrido a ruptura de alguma estrutura do poço perfurado, dando origem ao vazamento de petróleo na Bacia de Campos (RJ), que já dura 11 dias.

A Polícia Federal confirmou que investiga a informação de que a empresa teria perfurado além dos limites permitidos. O delegado Fábio Scliar, titular da Delegacia de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico e responsável pelo inquérito, disse que “uma das hipóteses com as quais trabalhamos é a de que o acidente pode ter ocorrido pelo fato da empresa ter perfurado além dos limites permitidos”, disse o delegado.

Os especialistas da ANP suspeitam de que o emprego pela Chevron de uma sonda com capacidade para perfurar a até 7.600 metros, quando o petróleo em Frade aparece a menos da metade dessa profundidade, é um indicativo de que a companhia poderia estar burlando seu plano de prospecção do campo. Além de investigar a hipótese de que haveria em curso, antes do acidente, uma ação exploratória em direção ao pré-sal, a ANP pretende apurar falhas na construção do poço, o emprego de material inadequado e a falta de realização de testes de segurança antes do início da perfuração. Do Estadão.

Onde está escrito Chevron, leia-se Texaco+Standard Oil. É uma das sete irmãs petrolíferas que mandam no mundo, fazem guerras, depõem presidentes e arrasam economias. A Petrobras, que detém o monopólio da exploração,  e a ANP são as responsáveis pela irresponsabilidade.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

2 comentários em “Chevron poderia estar tentando atingir pré-sal no poço que vaza.”

  1. Devemos isto à corrupção. Na época que foi entregue ao consórcio, a ministra era a atual Presidente do Brasil. Ultraje ! Entrega do ouro ao bandido. Determinadas riquezas estratégicas não deveriam jamais ser exploradas por estrangeiros. Coisas de enganadores, como Lula e Dilma . Tenho dito!

Deixe um comentário