A Polícia Federal deflagrou nesta sexta, 25, a Operação Mahyah, no combate ao tráfico internacional de entorpecentes no Mato Grosso e mais 10 estados.
As investigações de crimes de tráfico interestadual de drogas e sua associação iniciaram-se em janeiro de 2011 com foco inicial em Porto Esperidião/MT, local onde mora o principal investigado, e em Minas Gerais, onde ele teria seu principal contato.
Ao longo dos 10 últimos meses, 18 pessoas foram presas e apreendidos 230,5 quilos de pasta base de cocaína, R$ 40.000,00 em espécie e diversos automóveis.
Serão cumpridos mandados judiciais em Goiás, Tocantins, Pará, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Maranhão, Alagoas, Rio Grande do Norte e Piauí. São 49 mandados de prisão preventiva de investigados, e as buscas e apreensões estão distribuídas em 39 localidades distintas.
No Mato Grosso serão cumpridos 28 mandados de prisão e 32 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Cáceres, Porto Esperidião ,Cuiabá, Várzea Grande, Barra do Garças, Mirassol D’Oeste, Lambari D’Oeste, Glória D’Oeste, Curvelândia, Araputanga e São José dos Quatro Marcos.
Serão cumpridos, ainda, mandados em Paraíso do Tocantins/TO, Ipatinga/MG, Tarumirim/MG, Belo Horizonte/MG, Luziânia/GO, Caldas Novas/GO, Maceió/AL, São Luiz/MA, Marabá/PA, Teresina/PI, Luiz Eduardo Magalhães/BA, Natal/RN e Jales/SP.
Alguns dos indiciados já se encontram presos e outros receberão novos mandados de prisão em função das investigações.
Os mandados judiciais foram expedidos pelo Juízo da Comarca de Porto Esperidião/MT.
Os presos serão indiciados pelos crimes de tráfico interestadual de drogas e associação para o tráfico, previstos nos artigos. 33, 35 e 40, V, todos da Lei n.º 11.343/2006 (Lei de Drogas).
Quebrando a banca.
A polícia federal realizou em Barreiras a operação “Quebrando a Banca”. A operação teve início na madrugada desta sexta-feira, 25.
Foram cumpridos três mandados de prisão, sendo que existem ainda outros dois para serem cumpridos.
O delegado responsável, Deuselion Valadares, pela operação em Barreiras, trabalhou com uma equipe de 30 policiais federais.
Os acusados podem ter ligação com o jogo do bicho, agiotagem e outros crimes conexos.
Foram apreendidos ainda uma pistola, uma espingarda, duas caminhonetes, sendo uma Hilux de placa NTF 7418 e uma Frontier de placa NYW 1569 e um caminhão de placa NYL 5972.
Um dos detidos na operação, que teve início na cidade de Marabá, no Pará, é Everaldo Miranda. Outro acusado também foi preso, trata-se de Gilberto Peruffo.
Os dois deverão ser recambiados para a cidade de Marabá, no Pará.
A operação “Quebrando a Banca” também foi realizada em outros estados da federação. Com informações da Polícia Federal e do radialista Sigi Vilares.
