Porto Seguro em chamas: depredações são atribuídas a quadrilha.

Foto: Aelson Souza/Bahia Dia a Dia

Três ônibus foram incendiados e dois foram depredados na tarde desta quarta-feira (30) em Porto Seguro, região sul da Bahia, de acordo com a Polícia Civil. No primeiro momento, a polícia local divulgou informações de que uma escola e seis ônibus haviam sido incendiados, mas o número correto de ônibus e a situação da escola foram corrigidos mais tarde pela Polícia Militar. Apesar da quantidade de ônibus informada pela Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros de Porto Seguro afirmou que quatro ônibus foram incendiados.

De acordo com informações preliminares, vários homens teriam parado os veículos e colocado os passageiros para fora, incendiando os automóveis.

A revolta teria surgido como represália à morte de um homem que teria envolvimento com o crime na região, e até o momento não há registro de feridos.

Ainda de acordo com informações da polícia, o comércio local está fechado e vários imóveis comercais foram depredados. A população está sob toque de recolher e as ruas estão desertas, relatou um agente policial.

A Polícia Militar emitiu uma nota informando que o Comandante Geral da PM, coronel Alfredo Castro e o Secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, determinaram o deslocamento de unidades do GRAER, e outras equipes foram deslocadas para Porto Seguro com o objetivo de reforçar o policiamento do município.

Ainda de acordo com informações da Polícia Militar, a confusão foi motivada com o objetivo de atrapalhar a captura de um homem que seria o responsável pela morte de um policial dentro do complexo policial do município na noite do último sábado (26) durante uma tentativa de fuga.

O secretário de segurança pública do estado, Maurício Barbosa, o delegado chefe da Polícia Civil Hélio Jorge, e o sub-coronel da PM, Carlos Eliotério, embarcaram para Porto Seguro na tarde desta quarta-feira. Informações do portal G1.

Outra versão

Há versões desencontradas sobre a motivação dos distúrbios. A mais recorrente é de os protestos seriam por causa da morte de Edilson Pereira Viana (conhecido como Aleluia), 33 anos, acusado de ter ajudado a dar fuga ao detento Rivaldo Freitas de Oliveira, de 31 anos, da delegacia da cidade. Durante a fuga, o PM Cláudio Dias, que dava plantão na unidade,  foi assassinado pelo detento. Depois que Edílson foi liberado pela Justiça, após ter sido preso e depor sobre o caso, ele foi morto a tiros no ponto de ônibus em frente a delegacia.

Reforço do Policiamento

A Polícia Militar da Bahia reforçou o policiamento no município. Segundo determinação do comandante geral da PM, coronel Alfredo Castro e do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, unidades do Grupamento Aéreo da PM, da tropa especializada da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE)/Cacaueira, CIPE/Mata Atlântica e da Companhia de Emprego Tático (CETO) do Comando de Policiamento Regional Sul (CPRS/Itabuna) foram deslocados para o município.

O reforço do policiamento visa restaurar a ordem e a tranquilidade na localidade.

Atos de vandalismo e tumulto teria como pano de fundo desviar a atenção da polícia nas buscas pelo fugitivo Rivaldo.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Uma consideração sobre “Porto Seguro em chamas: depredações são atribuídas a quadrilha.”

  1. BOM DIA A TODOS OS FILHOS E OS QUE CONHECEM AQUELA LINDA CIDADE,DA QUAL EU NASCI E ME CRIEI.MORAMOS EM LEM. HÁ MAIS DE DEZ ANOS,E ACOMPANHAMOS COM MUITA TRISTEZA O QUE ACONTECEU EM PORTO SEGURO,ESSA É A REALIDADE DO TRÁFICO,A CIDADE DE PORTO SEGURO MELHOROU MUITO COM A COMPETENTE ADMINISTRAÇÃO DE GILBERTO ABADE,MÁS,COMO ACONTECE AQUI,ACONTECE EM TODO O ESTADO DA BAHIA,O DESCASO DO ESTADO COM OS LONGINQUOS MUNICIPIOS,FALTA PULSO DO ESTADO,SEGURANÇA PUBLICA TEM QUE SER PRIORIDADE,EXISTE UM CLAMOR DA POPULAÇÃO POR SEGURANÇA,NÓS DE LEM,ATRAVES DO CONSEGLEM E SOCIEDADE CIVIL E PODER PUBLICO NECESSITA URGENTEMENTE DA ATENÇÃO DO SR.GOVERNADOR DA BAHIA.MEU LAMENTO AOS MEUS IRMÃOS DE PORTO SEGURO.WANDERSON SANTANA E FAMILIA

Deixe um comentário