Forças policiais continuam ocupação em Porto Seguro.

A instalação de uma Base Comunitária de Segurança no bairro Frei Calixto, conhecido como “Baianão”, foi anunciada na manhã de hoje (1º), em Porto Seguro, pelo secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, durante coletiva à imprensa.

Esta medida foi tomada um dia após a cidade ter sido surpreendida por atos de vandalismo praticados por bandidos revoltados por conta da morte de um traficante no domingo à noite, após prestar depoimento na delegacia sobre a fuga de um presidiário e que resultou no assassinato de um policial militar, sábado passado.

Esta será uma das 12 unidades a serem instaladas no estado em 2012, nos mesmos moldes das implantadas este ano, em Salvador, nos bairros do Calabar, Nordeste de Amaralina, Santa Cruz e Chapada do Rio Vermelho. “Ela dará tranquilidade aos moradores do Baianão e, por conseqüência, aos habitantes de Porto Seguro”, afimou o secretário.

Maurício Telles Barbosa

Barbosa ressaltou que o reforço de 130 policiais permanece na cidade por tempo indeterminado, mantendo a ordem e buscando outras pessoas envolvidas no vandalismo registrado na quarta-feira. “A iniciativa, que conta com o apoio das polícias Civil e Militar, tem por objetivo restaurar a ordem e a tranquilidade na cidade”, revelou, esclarecendo que participam da operação 100 policiais militares de unidades especializadas, um helicóptero do Grupamento Aéreo da PM e 30 policiais civis, fora o efetivo local.
Internado com queimaduras e reconhecido por uma testemunha, Murilo Fernandes dos Anjos foi um dos responsáveis pelo incêndio de quatro ônibus e depredação de um quinto, todos no bairro Baianão, segundo ressaltou o secretário. “A polícia agora está investigando se os atos de vandalismo são em represália à morte de um suspeito de ajudar na fuga do traficante Rivaldo Freitas Oliveira, o “Maicão”, integrante da quadrilha do traficante André Márcio de Jesus, da carceragem da delegacia de Porto Seguro”, explicou.

Tempo indeterminado

A operação ‘Porto Seguro em Paz’, realizada na noite de quarta-feira e que se estendeu até a madrugada de hoje,  pelas polícias Civil e Militar, em Porto Seguro, Extremo Sul da Bahia, resultou na condução para a 1ª Delegacia Territorial local de 15 pessoas para averiguação, na prisão em flagrante de Murilo dos Anjos e na apreensão de 101 pedras de crack, 100 buchas de maconha, oito facas e duas balanças de precisão, além de um veículo.

Setenta presos serão transferidos do Complexo Policial de Porto Seguro, ainda nesta quinta-feira: 40 irão para o presídio de Valença, 20 para o de Esplanada e 10 para o de Serrinha. Durante esta madrugada, dez mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos bairros Baianão, Vila Vitória, Paraguai e Casas Novas.

O traficante conhecido como “Buiú” e alvo de um mandado de prisão é apontado como um dos líderes pelo vandalismo em Porto Seguro, que resultou em ônibus incendiados e depredados.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário