Cristian Edson Göhl é um gaúcho que se transferiu há pouco para Luís Eduardo Magalhães e está trabalhando na área de informática. Em agosto, portanto há quase 4 meses, iniciou um longo calvário para transferir sua habilitação para dirigir e acrescentar uma nova categoria na sua carteira. Ele conta aqui sua experiência amarga e como ainda está sem a nova habilitação:
“Estou tentando transferir minha habilitação e um processo de adição de categoria do estado do Rio Grande do Sul, para o estado da Bahia.
Sou natural de Lajeado-RS, resido em Luís Eduardo Magalhães-BA. Infelizmente esta cidade não conta com atendimento de SAC/Detran/Contran, ou outro meio para realizar serviços referentes a CNH.
Dia 26/08/2011 fui para Barreiras-BA, tentei efetuar minha transferência do processo de adição/habilitação, na 10ª CIRETRAN. Quando tentaram efetuar a transferência, me informaram de um erro, “Erro de pendência administrativa”. A pessoa que me atendeu chamou outra (Nina Rosa) para lhe auxiliar, a qual me informou trabalhar no DETRAN de Salvador.
Deixei cópias de documentos na CIRETRAN e fui informado que me telefonariam, provavelmente no próximo dia, pois, as vezes, no outro dia funciona. Após umas 4 horas tentando conseguir a ligação, consegui falar com a Nina, que lembrava de mim, e tentou novamente efetuar a transferência. Novamente recebeu o mesmo erro, e me informou que entrariam em contato com Salvador, para por sua vez entrarem em contato com o DETRAN-RS.
Tentando acelerar o processo, telefonei para o DETRAN-RS, fui bem atendido, e pesquisaram meu histórico, me informaram sobre todo ele, e que não havia nenhuma pendência. Que este era uma resposta normal do serviço, que ao tentar novamente funcionaria.
Quando entrei em contato novamente com 10ª CIRETRAN(Barreiras), informei sobre o que me foi explicado pelo atendimento do DETRAN-RS, novamente ocorreu o mesmo erro.
Dia 15/09/11, meu pai foi para Barreiras-BA, levando uma procuração, para assim me representar junto ao DETRAN/CONTRAN /etc. Conversou com o coordenador da 10ª CIRETRAN, Sr. Pedro, que lhe disse para que eu comparecesse ao órgão.
No dia seguinte, 16/09/11, compareci a 10ª CIRETRAN, conversei com o Sr. Pedro, que me indicou a tentar novamente transferir o processo de habilitação, fui para a outra fila. Quando fui atendido, me informaram que não seria possível realizar a transferência de um processo em andamento, e que eu perderia tudo realizado no Rio Grande do Sul, voltei a conversar com o Sr. Pedro. O qual me disse que seria possível efetuar esta transferência, e que sim continuaria com os exames/aulas efetuadas no RS. Também me informou que a 10ª CIRETRAN-Barreiras, teve um desfalque de servidores, e que por este motivo tiveram que transferir internamente alguns deles, e que isto poderia estar acarretando na falta de algumas informações. Logo apos lhe perguntei sobre o SAC(serviço de atendimento ao cidadão), recebi ótimas referências, e a indicação de tentar efetuar o serviço desejado lá.
No mesmo dia, me locomovi até o SAC-Barreiras, onde conversei com o Sr. Tiago Santos, coordenador do posto DETRAN-SAC/Barreiras, fui muito bem atendido. Ele efetuou a transferência, e me encaminhou para coletar as digitais e a foto. Após gerada guia para recolhimento do valor, referente ao novo RENACH, voltei para Luís Eduardo Magalhães-BA, onde o pagamento foi efetuado.
Após isto, conversei algumas vezes o Sr. Tiago Santos, ele sempre foi muito prestativo, e me explicou que depende do DETRAN-Salvador para entrar em contato com o DETRAN-RS. O tempo foi passando, e num contato com o coordenador do SAC-Barreiras, me desloquei até lá e assinei uma consulta sobre o meu RENACH, fui informado de que entrariam novamente em contato com o DETRAN-Salvador.
Após outros contatos e cobranças de resultado, o Sr. Tiago Santos, me disse para comparecer ao SAC-Barreiras. Hoje dia 06/12/11, estive lá, e ele sem o que me explicar, enviou um e-mail para Nina Rosa Seixas Costa, a mesma que tinha me atendido em agosto na 10ª CIRETRAN-Barreiras.
Espero que este contato me ajude a finalmente conseguir completar a transferência.”
Atenciosamente,
Cristian Edson Göhl

entra no site da ouvidoria geral da Bahia e abre uma reclamação… infelizemnte só assim que funciona mesmo assim ainda demora….
@Claudemir
Dia 6 a noite, enviei e-mail para diversos orgãos, e abri uma reclamação na ouvidoria.
Dia 7(Ontem) às 10:02, recebi resposta do Sandro dos Santos Souza(Coordenador do Cadastro de Condutores – DETRAN/RS)
==========================================================
Sr. Cristian, bom dia!
A transferência de sua CNH do RS para a BA foi concluída em 16/09/2011. Os dados das etapas realizadas no processo de Adição de Categoria[…]no RS estão todos[…] lançados na Base de Condutores Ampliada – BCA (base central), que é de acesso de todos os DETRANs.
Desta forma encaminharei, em cópia, seu e-mail para os colegas do RENACH do DETRAN/BA para que verifiquem a situação e lhe informem o que deves fazer para dar andamento em sua solicitação no Estado da Bahia.
Atenciosamente,
Sandro dos Santos Souza
Coordenador do Cadastro de Condutores – DETRAN/RS
Fone:[…]
==========================================================
Também ontem, 12:31, recebi uma resposta da ouvidoria:
==========================================================
Prezado Senhor: Cristian Edson,
Conforme resposa parcial da Coordenação CCH/ Nina Rosa:
A mesma informou que o referido registro encontra-se no Setor de Informática para ser dada as devidas providências.
Atenciosamente,
Ouvidoria Especializada Detran-BA
==========================================================
Vou aguardar até terça, dia 13, e então telefonar ou comparecer ao SAC/Barreiras, para verificar o andamento, caso ainda não esteja finalizado, vou reabrir a reclamação(ouvidoria).
Informo novidades.
Abraços.
Barbaridade tchê!
Tô como mesmo problema que o teu já tô ha um mês tentando transferir a minha de Estancia Velha -Rs para campo formoso-ba e to quase desistindo. A ciretran da cidade de Sr.do bonfim nada resolve.Já paguei taxa,liguei,levei documento e nada.
Cara, estou com o mesmo problema que o seu, pedi a transferência da minha CNH que é de MInas Gerais para a Bahia de 31/01/2012, até a presente data 22/03/2012, não recebi minha CNH, já reclamei e sempre escuto a mesma conversa do diretor do detran de Porto Seguro-Ba, ” A sua CNH encontra-se no sistema de informática de Salvador, irei passar um e-mail para Salvador e você me liga amanha para saber a resposta”
E no outro dia ligo para o Detran contente achando que foi resolvido meu problema e o Diretor tenta me acalmar e me informa a mesma coisa e que é para eu ficar tranquilo que a “Bendita” CNH vai chegar logo. Liguei para o detran de Salvador-Ba e me disseram que não poderia me informar sobre a CNH. Só que falei que todos tem direito de saber do orgãos públicos informações de seu interesse particular. Depois falaram para eu ligar no outro dia ás 12:00, para falar com uma mulher para ver se resolveria.
Só para finalizar, depois que obtiver a resposta postarei aqui.
Maik André
Pessoal, dia 28/08 foi expedida minha carteira.
Fica a dica, se você transferir algum processo de adição de categoria, ou um laudo em andamento, peça a transferência, pague o laudo, e procure uma auto escola.
Fiquei aguardando “cair” os dados do RS, mas nunca apareciam, sempre entrando em contato com SAC/ciretran/detran/etc. Fui em uma auto escola, e lá, logo marcaram minha prova prática. Fiz aqui em L.E.M.
Abraços.
Cristian vc conseguiu cadastrar um novo Renach?
rapaz eu to querendo transferir minha ladv de minas para bahia e nao consegui disem que nao tem nenhum exame no estorico e ja vence agora em agosto