A indústria no Brasil cresce como rabo de vaca.

A indústria no Brasil tem 15% de participação no PIB, depois de ter mais de 25%. A China tem 35%, a Coréia 29%, a Alemanha, 25%. As taxas de câmbio flutuantes, a carga tributária feroz e a péssima gestão pública transformaram a indústria no setor que cresce como rabo de vaca no País.

É por essas e outras que já usamos guarda-chuvas importados da China. A 7ª economia do mundo vai se transformar num país de agricultores, exportador de produtos de baixo valor agregado. A posição de celeiro do mundo só nos interessará se a indústria e o mercado interno crescerem às mesmas taxas do agronegócio.

De que adianta retirar 10% do PIB da linha branca de eletrodomésticos, se a sanha dos impostos se reproduz como gatas no cio no ICMS e nos impostos indiretos?

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Uma consideração sobre “A indústria no Brasil cresce como rabo de vaca.”

  1. Com o YUAN lá em baixo os chineses empurram quinquilharias no mundo por isso eles estão no topo, já o Brasil, além de consumir os descartáveis chineses,não investe na Zona Franca de Manaus.Onde tem um parque industrial que reúne os melhores do mundo.Mas como fazemos parte do BRICs, em breve poderemos crescer como os chifres da vaca.

Deixe um comentário