A Paróquia Nossa Senhora Aparecida de São Desidério conta com a participação do povo para a construção da nova sede da Igreja Matriz. No mutirão realizado no domingo, 11, mais de 70 homens ajudaram na construção do contrapiso do local. São pedreiros e serventes profissionais, e ajudantes que apesar de não praticarem a edificação no cotidiano, se alegram em contribuir com a obra.
“Esta é a segunda vez que venho de Roda Velha para apoiar o mutirão, me sinto imensamente satisfeito em ajudar nossa Igreja e saber que toda a comunidade será beneficiada”, comenta o açougueiro, Francisco Xavier.
As mulheres também fazem parte do evento e garantem um bom almoço aos trabalhadores, pois a exemplo de Xavier, muitos voluntários são da zona rural e de distritos do município.
Desde que a obra foi iniciada em outubro de 2010, cinco mutirões foram organizados pela paróquia e pelos membros da Comissão de Construção A Fé em Obras. A obra conta com dois funcionários fixos, mantidos pelo dízimo paroquiano e por ajudas esporádicas de instituições regionais. Para agilizar a construção e diminuir os gastos com mão de obra, são realizados os movimentos em finais de semana ou em feriados para não interromper o trabalho diário dos voluntários. O pedreiro Clévison Rodrigues revela que participou de todos os mutirões. “Me sinto chamado e aceito com alegria este serviço, trabalho com vários colegas de profissão e pessoas de outras áreas em prol do mesmo objetivo”.
O novo templo conta com mais de 800 m², espaço que comportará cerca de 750 fiéis. Construir a fundação, erguer e rebocar as paredes, e fazer o contrapiso foram algumas das atividades já realizadas. O representante da Comissão, Rodrigo Rocha, explica que esta é uma grande obra construída com o apoio laboral e financeiro da comunidade católica. “Estamos sensibilizando a todos, organizamos bingos, festejos, buscamos patrocínios dentro e fora do município e temos esta resposta do povo que anseia por um templo que atenda as necessidades de segurança, conforto e acessibilidade”. A meta da Comissão é que o trabalho seja concluído até setembro de 2012.
Vários eventos já foram feitos dentro da Igreja em construção, a exemplo, do Dia Nacional da Juventude em 2010, das missas da Divina Misericórdia, da Padroeira Nossa Senhora Aparecida e do Divino Espírito Santo, este ano. No espaço, as pastorais de São Desidério prepararam na noite de quinta-feira, 15, as homenagens em comemoração aos 10 anos de ordenação do vigário local, Padre Sérgio Santos Reis.
Padre Sérgio é um pastor engajado com as causas sociais e tem sido exemplo nas paróquias por onde passa. Durante sua estadia em Sítio da Barriguda e no Loteamento Rio Grande no município de Barreiras, encabeçou a construção das Igrejas destas localidades e em São Desidério está à frente da edificação da nova Matriz. “É uma grande alegria perceber o envolvimento de muitas pessoas, em especial dos pedreiros e ajudantes que desempenham papel importante na construção por meio do trabalho voluntário”, confirma. Texto e foto: Jackeline Bispo


