Porque o 190 da Polícia Militar não atende?

Uma leitora nos escreve sobre o atendimento do telefone 190, um problema que vem se repetindo com freqüência. Reproduzimos seu comentário, enviado via email:

“Dia 24, véspera de Natal, por volta das 19 horas, seguia de carro, com minha família, rumo ao bairro Mimoso, quando próximo ao novo Dantas, um carro, com todos os seus ocupantes sentados na janela (inclusive o motorista) e mais duas pessoas sentadas em cima do veículo passavam por lá, fazendo algazarra e andando em zig-zag, visivelmente bêbados.
Como não poderia deixar essa situação passar em branco, peguei o telefone e liguei 190, e qual não foi a minha surpresa? Liguei por mais de 6 vezes e só ouvi a gravação “este número não existe”. Como assim este número não existe? Como fica a população que carece do auxílio e do amparo da polícia? Após as tentativas frustradas, tentei o número da guarda municipal e consegui exercer o meu DEVER de cidadã (porém após 3 tentativas).
Deixo aqui o meu depoimento e a minha indignação, por mais uma vez ter me sentido desamparada e frustrada, por não ter os serviços básicos que um cidadão honesto e pagador dos seus impostos tem direito. É um descaso com a população.”

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

24 comentários em “Porque o 190 da Polícia Militar não atende?”

  1. Não sei o que é pior: a mensagem de Natal de que o número não existe ou o fim do próspero ano novo quando atendem, provavelmente anotam a solicitação e a viatura nunca chega (ao contrário do bom velhinho!).

  2. Já precisei algumas vezes e sempre fui atendido rapidamente, tanto na ligação, quanto na chegada da viatura!

    1. pena que não esta mais assim,já presenciei assalto e tiros em minha rua que os vagabundos poderiam ser presos rapidamente mas não atendem mais ou seja, estamos fudidos mesmo nesse deposito de lixo chamado Brasil,fujam quem puder para longe desse maldito pais! Vergonha de ser Brasileiro, vergonha!

  3. O problema relatado “este número não existe” é o resultado dos péssimos serviços das nossas operadoras de telefonia fixa e móvel, neste caso da OI / Telemar, pois o telefone da Polícia Militar com certeza não recebeu nenhuma ligação.

  4. Em São Paulo acontece a mesma coisa.Estamos em um bairro onde existem varias bases da policia militar o que deveria tornar mais facil a chegada de uma viatura mas se não se consegue atendimento telefonico eficiente pelo telefone 190… a coisa complica e muito.
    No meu bairro, Ipiranga, São Paulo capital todo mundo se acha no direito de estacionar seu carro, abrir as portas e colocar musica no último volume não importando se mais alguem esta sendo incomodado.
    O desrespeito dura horas e horas e quando a gente procura ajuda junto a policia militar que deveria reestabelecer a ordem o resultado é zero.
    Ontem aconteceu novamente , dia 30/12/2011.Liguei ao 190, fui atendida e o policial disse…”um momento”..nem mesmo ouviu o que eu tinha a dizer e a ligação que fica muda durante até 10 minutos chega a lugar nenhum.
    Continuei tentando por mais tres vezes e nada…até que meu marido muito nervoso com descaso ligou novamente e perguntou com quem estava falando…era o sargento… qur totalmente desinteressado disse que nós é que tinhamos que resolver indo com o dono do carro a uma delegacia..imaginem o absurdo….existe policia pra que? Nós é que temos que nos expor enquanto cidadãos?
    As mesmas pessoas que estavam fazendo a festa barulhenta na rua estavam bebendo desde a tarde e isso ja era 20:00hs..e nós iriamos la resolver?
    Totalmente indignado meu marido pediu encarecidamente ao policial que enviassem uma viatura para resolver a questão.
    Depois de muito tempo a viatura chegou…ficou alguns minutos, foi embora e a festa continuou com o som potencia total.
    Em São Paulo apenas pagamos e pagamos impostos…estamos morando em uma terra sem donos…TERRA DE NINGUEM.

  5. Quem acha que o serviço de atendimento do 190 não funciona,deveria trabalhar pelo menos um dia na policia e vai ver que o povo abusa por ser de graça,e liga até mesmo p/ pedir numero de disk pizza sendo que seria apenas para chamadas de emergência.

    1. Me desculpa Roberto, mais eu não acho eu tenho certeza que o 190 não atende pois ja precisei algumas vezes e não consegui.Hoje mesmo precisei e mais uma vez não consegui tive que recorrer a amigos que conhecem policias para me socorrer.
      Infelismente é assim que as coisas funcionam no nosso país.

      1. …certo..pode até ser que alguma pessoas totalmente sem noção liguem por motivos absurdos mas isso não anula o fato de que quando os cidadãos quando necessitam da intervenção da policia sejam atendidos.
        Como eu ja disse antes em São Paulo não temos quanquer ajuda quando alguem se acha no direito de perturbar toda uma vizinhança….deveriamos contar com a policia militar.
        Ninguem precisa trabalhar como PM pra sentir o que eles passam.
        Cada pessoa escolhe a profissão que deseja seguir carreira.Se eu precisar de um profisional da area medica vou procurar um..se eu precisar de ajuda por problemas que competem a policia vou usar o 190 ..e o minimo que se pode esperar é que tb. esse serviço publico funcione.

    2. ow Roberto, quem te falou que o 190 é GRATIS??? E NOSSOS IMPOSTOS, ONDE É QUE FICA? é lamentavel que cidadãos pensem dessa forma. gratis??? ta bom….

  6. Há cerca de dois meses acordamos com o cachorro latido e homens pulando o portão de casa carregando nossas coisas. No mesmo momento pegamos o telefone e discamos 190. A gravação se repetiu inúmeras vezes e a ligação caia quando achávamos que finalmente o telefone seria atendido.
    Não conseguiram levar nada, pois viram minha mãe pela janela.
    É muito difícil não poder contar com a
    policia quando é preciso.

  7. Odeio Maluf, Mais Reconheço que com relação a segurança ele foi firme, dizia ele que lugar de policia é na rua, e isso é verdade, nós pagamos impostos altissimos e acabamos nos sintindo verdadeiros otários, quando precisamos de ajuda não temos o retorno.
    Acho que desde a Presidente até os vereadores, nenhum deles Leêm jornais ou assistem os noticiarios, ou não se preocupam com a violencia que vem assolando nosso país porque vivem cercados de seguranças, e o povo? o povo…….. Que se virem OTÁRIOS

  8. Isso me aconteceu ontem de madrugada..um ladrão invadiu o prédio e pra minha surpresa, absolutamente ninguém atendeu o 190. Inacreditável!

  9. É Lamentavél! porém, real!!!
    Já cansei de ligar 190 em virtude de carros pararem em frente a minha casa com som no ultimo volume! isso altas horas da madrugada! detalhe, com “músicas” extremante pornograficas e de apologia ao crime organizado, onde o consumo de drogas de todos os tipos é descaradamente visível! realmente, terra de ninguém! Alias de ninguém não, dos bandidos que dominam nossa cidade! somos reféns da marginalidade! Desamparados! desrespeitados! pagadores de impostos sem direito se quer de ter sossego dentro de nossas próprias casas!

    1. Só lembrando, a perturbação do sossego alheio depende de vítimas, isso quer dizer que quem liga DEVE ir juntamente com o autor do crime a delegacia, isso é exigido pela JUSTIÇA e caso o policial não cumpra esses protocolos, ele (policial) é que será processado por abuso de autoridade. Normalmente as pessoas ligam pra polícia mas não querem ser conduzidos pra delegacia junto com o criminoso, aí fica difícil para o policial militar trabalhar. Porém é possível que a pessoa vá a delegacia mais próxima e preste queixa ao delegado que este intimará o criminoso para prestar esclarecimentos, mas duvido que ninguém queria fazer isso, é mais fácil jogar o fardo dessa segurança sempre nas costas dos PM´s, ah, o promotor diante da sua representação também pode proceder contra quem comete pertubação do sossego alheio, aliás é pra isso que serve promotor de justiça, da mesma forma que alguém comunica ao promotor um abuso de autoridade e o mesmo procede contra o policial, da mesma forma ele (promotor) pode proceder contra os criminosos, mas duvido que ninguém queira fazer isso.

  10. Pois é Glaucia Persevalli…. Vc foi sortuda em ter recebido a viatura, pois aqui bo bairro em que moro sofremos com isso há mais de 1 ano! E nunca conseguimos receber uma viatura se quer… É tamanho o absurdo que ontem tivemos eu e meu marido q nos expor e irmos lá pela milésima vez nos expor a um bando de bêbados para tentarmos resolver a situação. Pq da minha casa o 190 só da sinal de ocupado se quisermos ser ouvidos por uma URA pelo menos aí temos q ligar do celular. Aí eu pergunto.: e seu estou sendo assaltada… Violentada… Ou minha casa está sendo invadida? Qdo nos defendemos de forma violenta aí aparece a policia pra exercer seu papel de abuso de autoridade com quem se defende né? Bando de lixo! Agora ja nosso colega carlos ai teve muita sorte né? Ou não mora aqui na selva de pedra que nossa querida São Paulo…

  11. Se existe pessoas sem noção ligando e passando trote caro Roberto deveria haver a separação, filtros das ligações pra que as mesmas não fossem generalizadas. Inadmissível! São 1 ano passando pela mesma coisa! Média de 2 horas ligando todo final de semana e nada?! Que merda de lugar é esse?

  12. Incrível como as pessoas reclamam do 190 mas não reclamam quando a PM prende e a justiça solta, pois a grande maioria dos marginais são reincidentes. Mas seria bom que quem reclama passasse pelo menos 24 horas atendendo um 190. Fica a dica!

  13. Moro próximo a comunidade denominada inferninho na zona oeste de São Paulo onde a bagunça de carros com músicas altas e com Letras piores ainda/mmotoqueiros fazendo algazarra/eempinando motos e o tradicional pancadao/ttudo isso acontece todo fds e quando ligo 190 / ninguém nos atende/só por Deus/pq com nossos governantes. ..

  14. Hoje tentei ligar por 1 hora (pelo menos 30 tentativas) pro 190 para relatar um problema de poluição sonora e ninguem atendeu – Chama e não atende – Não consegui sequer ser atendido no telefone, quanto mais solicitar uma viatura. Tive que ficar a noite em claro. Menos mau, mas fico imaginando se uma pessoa está sendo sequestrada, ou sofrendo algum tipo de violencia grave, com certeza vai morrer, porque sequer vai conseguir falar com a policia.

  15. Hoje 25 de dezembro de 2016. Tentei contato no 190 por 8 VEZES sem conseguir. Guarulhos/SP. Motivo vizinhos fazendo algazarra até as 02:00 da madrugada. Mas se fosse um motivo mais grave não teríamos auxilio da Polícia. Conselho tenha arma em casa. Mesmo fria. Porque se depender da Polícia estamos ferrados.

  16. Eu também não consigo ligar pro 190
    Toda vez que preciso nunca chama só fica apitando direto como se a ligação tivesse caído

  17. Digo e provo pra qualquer um.Quando precisei não funcionou de geito nenhum. Você liga e te dão um número de protocolo, depois de muito mas muito esperar e nada, você retorna e dá o número do protocolo, Aí meu amigo começa o calvário, te transferem para o setor militar e ninguém atende. Já ouve dias onde abrir uns dez protocolos e nada. Claro desisti.
    Nós estamos abandonados pelo estado, e se alguém duvida do que escrevevi, tenho tudo anotado.
    Isac

  18. Agente ta é lascado com essa polícia , se minha vida depender deles , já estaria morto , to ligando aqui mais de dez vezes sobre perturbação sonora e nada deles mds tamos ferrados mesmo.

Deixe um comentário