Um dia mau para o brasileiro Spinelli no Dakar.

O Mini do polonês, fita azul da grande competição de 9 mil km, que vai terminar em Lima, no Peru.

O piloto brasileiro Guilherme Spinelli perdeu 42 minutos em relação aos ponteiros, na etapa de ontem do Rally Dakar, chegando em 38º lugar, com seu Lancer Mitsubishi de 300 HP. Mesmo assim, Guiga Spinelli permanece em 14º lugar na classificação geral, com 49 minutos de atraso em relação aos líderes,  Holowczyc, da Polônia,  e Fortin, da Bélgica, com seu Mini Morris. Guilherme corre na categoria protótipos a gasolina, enquanto os ponteiros, com carros de fábrica, competem na categoria diesel, mais potentes.

Em uma etapa muito disputada, a dupla formada pelo espanhol Juan “Nani” Roma e o francês Míchel Perin (Mini) foi a mais rápida. Peterhansel teve problemas, e a liderança passou para o Mini do polonês Krzysztof Holowczyc, que forma dupla com o belga Jean-Marc Fortin.

Para os carros, a terça-feira 3 de janeiro começou com o mesmo longo deslocamento das motos, com 293 km, mas com uma especial de 208 km, 62 km mais curta.

O grupo dos cinco primeiros manteve um ritmo alucinante, com várias alternâncias pela disputa da vitória na especial. O Hummer de Nasser largou e chegou na frente, mas quem fez os dois melhores tempos foram dois Mini. O espanhol Juan “Nani” Roma foi o mais rápido, 1min09s à frente do polonês Krzysztof Holowczyc, seguidos de Nasser, do Toyota de Ginel De Villiers e do Hummer de Robby Gordon. Peterhansem foi o sétimo colocado.

O rally: uma corrida maluca, no meio de desertos sem fim, com grandes deslocamentos entre um ponto e outro da competição. 

Entre os brasileiros, desta vez a dupla Jean Azevedo e Emerson Cavassim (Navarro) foi melhor, terminando na 18ª colocação. Guilherme Spinelli e Youssef Haddad (Lancer) vinham entre os dez primeiros, mas tiveram problemas e completaram o dia apenas na 38ª colocação.

Com este resultado, Peterhansel foi superado por Holowczyc e mais três carros na classificação acumulada. Gordon, De Villiers, Roma e Nasser vêm no seu encalço. Spinelli caiu para 14º, e Jean é o 16º.

Veja a classificação geral dos carros após três etapas:

1º Holowiczyc/Fortin (Mini): 05:51:06 
2º Gordon/Campbell (Hummer): + 00:54 
3º De Villiers/Von Ziztewtiz (Toyota): + 01:40 
4º Roma/Périn (Mini): + 01:50 
5º Peterhansel/Cottret (Mini): + 02:41 

14º Spinelli/Haddad (Lancer): + 49:37
16º Azevedo/Cavassin (Navarro): + 56:40

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário