A Secretária Municipal de Meio Ambiente Fernanda Aguiar participou no dia 7, terça-feira, a convite do Ministério do Meio Ambiente, de uma reunião sobre o FIP – Plano de Investimento Florestal.
O Plano de Investimento do Brasil buscará a promoção do uso sustentável das terras e a melhoria da gestão florestal no Bioma Cerrado, segundo maior bioma do País e da América do Sul, contribuindo para a redução da pressão sobre as florestas remanescentes, diminuição das emissões de GEE e aumento do sequestro de CO2. O Plano ajuda na implantação e desenvolvimento de ações articuladas no Cerrado. O Cerrado é um bioma estratégico tanto para o meio ambiente (grande extensão com estoques significativos de carbono, geração de recursos hídricos e expressiva biodiversidade) como para a economia e a segurança alimentar em função de sua produção agrícola. A região representa hoje uma oportunidade ímpar para o desenvolvimento de novos paradigmas que conciliem uma agricultura moderna e sustentável com a conservação de recursos naturais e promoção do bem-estar humano.
A Secretária Fernanda Aguiar, representou os Municípios que estão no Bioma Cerrado, pois, integra a CONACER – Comissão Nacional do Programa Cerrado Sustentável, através da ANAMMA- Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente.
A Secretária comentou que serão 37,5 milhões de dólares que serão investidos no bioma e reivindicou que o Oeste da Bahia seja uma região prioritária para o combate às queimadas e ao desmatamento ilegal, além de buscar recursos para o fortalecimento institucional dos Municípios.
