A terceira edição do Mutirão Pela Vida Contra o Câncer de Pele e a Hanseníase acontecerá neste sábado, 11, a partir das 8 horas na Policlínica Municipal de Luís Eduardo Magalhães, com a colaboração de mais de 50 profissionais de saúde. Durante o mês de janeiro, a Secretaria de Saúde fez uma pré-triagem com 857 pessoas das áreas rural e urbana do município, inclusive com os garis e os agentes de endemia da cidade. Foram agendados para o mutirão 463 pacientes com sintomas suspeitos de doenças na pele.
Em 2011, a pré-triagem atendeu a 800 pessoas. Desses, 350 pacientes estavam com suspeita de hanseníase e câncer de pele e foram selecionados para participar do mutirão. Seis pacientes foram diagnosticados com hanseníase e receberam o tratamento adequado e 55 pacientes com suspeita de câncer de pele foram encaminhados para fazer biópsia.
Segundo o médico Luciano Trindade, que participará do mutirão, a prevenção é mais eficaz e o morador precisa ter consciência disso. “A pessoa deve ser consciente de que qualquer lesão na pele, mancha ou sinal deve ser analisada por um médico, para identificar as manchas suspeitas de câncer de pele ou hanseníase”, ressalta.
Quem não conseguiu comparecer em sua unidade básica de saúde, poderá participar da pré-triagem até às 10 horas no dia do mutirão.
