Tem início hoje a programação em homenagem aos 50 anos de São Desidério. Serão 12 dias de atividades que envolverão a comunidade e cidades vizinhas. A festa organizada pela prefeitura conta com show musical, de humor, apresentação de manifestações tradicionais, cinema, rally de bike, inauguração do Museu Municipal e muito mais.
“É um momento especial para nosso município que neste meio século de emancipação política conquistou seu espaço, se tornou referência e a cada dia se prepara para um futuro cada vez mais próspero. Todos os saodesiderenses estão de parabéns”, afirma o secretário de Cultura, Nerito Carvalho.
Uma longa história
Até que São Desidério fosse emancipado foi necessária a luta de muitos homens por sua independência política. Em 15 de outubro de 1827, D. Pedro I assinou um decreto que transformou a região correspondente à Bahia em Campo Largo. No final do século XIX Campo Largo foi desmembrado com a criação de Angical em 1890, e Barreiras em 1891. Devido à localização, São Desidério, Catolândia e Baianópolis ficaram pertencendo a Barreiras.
Em 10 de abril de 1895, o então governador da Bahia, Joaquim Manoel Rodrigues assinou um decreto que garantiu a São Desidério ser elevado a distrito de Barreiras. Mesmo assim, a população estava insatisfeita e em meados do século XX, os rumores pela emancipação começaram a se desencadear. Após muitas tentativas, no dia 22 de fevereiro de 1962, São Desidério foi oficializado município, com uma área total de 14.876 km², e o título de segundo maior município em extensão territorial do Estado da Bahia.
