IBAMA libera obras da BR-135 no trecho São Desidério-Correntina.

Por Getúlio Reis, do blog gecareis.blogspot.com

O IBAMA, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, expediu em janeiro deste ano a Licença de Instalação necessária para a pavimentação e revitalização da BR-135 na Bahia, no trecho que liga São Desidério/BA a Correntina/BA.

A renovação da Licença de Instalação Nº 445/2007 foi expedida em 30 de janeiro de 2011 e trata das obras de pavimentação da BR-135/BA no trecho de São Desidério a Correntina, entre os quilômetros 209 ao 334, 75.

A Licença de instalação (LI) é a segunda fase do licenciamento ambiental e a sua expedição pelo órgão ambiental gera o direito à instalação do empreendimento ou sua ampliação, ou seja, a implantação do canteiro de obras, movimentos de terra, abertura de vias, construção de galpões, edificações e montagens de equipamentos. A LI concedida especifica as obrigações do empreendedor no que se refere às medidas mitigadoras dos impactos ambientais, sendo exigido o emprego da melhor tecnologia disponível para prevenir a poluição.

Os 144 Km da BR-135 que ligam São Desidério/BA a Correntina/BA são constituídos por trechos com estrada de asfalto, com estrada de chão e pontes inacabadas.

Os primeiros 21 km são de estrada de chão, com sinalização precária e devido ao período de chuvas na região estão em condições precárias de trafegabilidade, tendo partes esburacadas e com bastante lama, o que facilita o atolamento dos carros.

Já os 123 km de trecho asfaltado encontram-se em boas condições e bem sinalizado. O único problema são as pontes inacabadas, principalmente as suas cabeceiras.

A pavimentação e revitalização da BR-135 beneficiará a população de 21 municípios, englobando os estados do Maranhão, Piauí, Bahia e Minas Gerais pelos quais a estrada passa. A conclusão da rodovia facilitará o escoamento de produtos agrícolas da região que é uma das maiores produtoras de grãos do país.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário