Prefeitura inaugura nova unidade de saúde.

A cerimônia de inauguração do Centro de Atenção Psicossocial Gislaine Gado (CAPS 1) aconteceu na manhã desta quinta-feira, 1º de março. O centro está localizado na Rua São Francisco, 926, no bairro Mimoso Dois, e atenderá aos pacientes com transtornos mentais, que serão encaminhados pelas unidades básicas de saúde de Luís Eduardo Magalhães.

Em média serão realizados de 20 a 30 procedimentos por dia. Os atendimentos podem ser individuais ou em grupo, a depender do projeto terapêutico singular do paciente. O objetivo do centro é realizar o acompanhamento clínico e trabalhar a inserção social dos pacientes pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e sociais. Para isso, serão realizadas oficinas terapêuticas, visitas domiciliares, atendimento e orientação aos familiares e à comunidade.

De acordo com a Secretária de Saúde Municipal, Maria de Andrada Santa Cruz, o CAPS 1 é mais um passo para que todos os pacientes sejam acolhidos e reintegrados à sociedade. “Com todas as melhorias na área da saúde, a qualidade de vida dos nossos munícipes é outra”, enfatiza.

Os pacientes encaminhados ao CAPS 1 serão atendidos por uma equipe composta por psicólogos, psiquiatra, enfermeira, técnico de enfermagem, assistente social, terapeuta ocupacional, artesã e educador físico.

O Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla, participou da cerimônia e destacou a importância de integrar os esforços do município com o estado e o governo federal para potencializar os serviços de saúde prestados aos cidadãos. Prova disso é que em 2007 a Bahia possuía 80 CAPS e saltou para 184 em 2012, incluindo o de Luís Eduardo Magalhães.

Para o Prefeito Municipal Humberto Santa Cruz, o CAPS 1 contribuirá para que a cidade de Luís Eduardo Magalhães seja reconhecida em toda a região pela qualidade de vida dos seus moradores. Também participaram da cerimônia de inauguração a família de Gislaine Gado (as irmãs Giceli e Bruna e a mãe Elizete Maria Gado), uma equipe da Secretaria de Saúde Estadual, vereadores, secretários municipais e moradores de Luís Eduardo Magalhães.

O padre Cristiano Mayr, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, encerrou a cerimônia de inauguração com a sua benção ao CAPS 1.

O nome do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS 1) foi dedicado à Gislaine Gado, moradora do município e vítima fatal de um acidente automobilístico em 2004, aos 21 anos.

Gislaine era uma jovem participativa, simpática e com grande carisma. Participava das danças do Centro de Tradições Gaúchas e tinha como hobby o voleibol. Ela cursou Administração na FASB, em Barreiras, e faleceu ao retornar da sua viagem de formatura.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário