Expresso Brasília: as notícias dos baianos no Planalto Central.

E precisa de lei?

O deputado federal Amauri Teixeira (PT-BA) apresentou projeto de lei sobre a proibição das seguradoras de planos de saúde estabelecerem limites de gastos com internação. A proposta é obviamente baseada em decisão, no dia 22, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no qual uma seguradora de São Paulo quis suspender a internação de uma paciente, após ela ocupar por 15 dias um leito de UTI. O argumento do plano de saúde é que ela havia atingido o limite de R$ 6,5 mil do contrato. Mesmo assim, a paciente permaneceu dois meses na UTI, com aval da Justiça, até morrer. Registre-se que, se não vivêssemos neste republiqueta das bananas chamada Ilha de Vera Cruz, a Agência Nacional de Saúde (ANS), ou entidade que o valha, desempenharia seu papel de normatizar e, porque não dizer, moralizar o setor dos planos. Mas aqui no Brésil é assim mesmo: Banco Central salva banco, ao invés de fiscalizar fraudes; ANS advoga pelos planos, ao invés de regular o mercado.

De volta pra escola

Obrigar aqueles que forem eleitos aos cargos de senador, deputado federal, deputado estadual, deputado distrital, vereador e prefeito, a freqüentarem cursos de formação. A idéia foi apresentada pelo deputado federal Edson Pimenta (PSD-BA). Caso seja aprovada no Congresso, os políticos serão obrigados a terem aulas de “Administração Pública, Ciência Política, Regimento Interno, Direito Constitucional, Direito Eleitoral e Partidário”. Calma lá. Eles não estudaram nada, não tem noções básicas para exercer o cargo, e o povo terá de pagar pela formação? E na bunada? Não vai dinha? Tá de sacanagem Pimenta? Eles deviam estudar o regimento por prazer, não por obrigação. Velhas aves de rapina, como ACM, por exemplo, sabiam o regimento detrás para frente e usavam isso a seu favor. Esses ignóbeis de hoje não?

Tá atrasado, Cajado
O deputado federal Claudio Cajado (DEM-BA) quer convidar o presidente da Petrobras, “José Sergio Gabrielli de Azevedo, para prestar esclarecimentos sobre os aportes financeiros referentes à construção da Refinaria Abreu e Lima, em Recife (PE), decorrentes de contrato firmado entre a Petrobras e a Petróleos de Venezuela (PDVSA). Alguém avisa ele que faz quase um mês que Gabrielli não é mais presidente da Petrobras?
Link: http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=535700
De novo Lídice?

Na coluna do dia 9 de fevereiro, noticiamos que dois dos três senadores baianos estavam de malas prontas para viagens ao exterior. Entre elas, a senadora Lídice da Mata (PSB), que estava indo para o Comitê para Eliminação da Discriminação Contra a Mulher, em Genebra (Suíça). E não é que a parlamentar já solicitou outra autorização para se ausentar em uma viagem ao exterior? Ela pediu permissão para ir à “ITB BERLIN 2012′, na  Alemanha, de 5 a 11 de março. Depois reclamam que Jaques Wagner viaja demais ao exterior…

Do nosso Editor em Brasília.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Uma consideração sobre “Expresso Brasília: as notícias dos baianos no Planalto Central.”

  1. Um cidadão ou cidadã para ocupar o cargo de guarda municipal ou similar, precisa apresentar diploma de conclusão do curso de segundo grau, depois passar por um treinamento e provar habilidade para ocupar o cargo. Ao contrario do político que vai atuar em todos os seguimentos da sociedade, elaborar propostas, montar projetos, analisar projetos, fazer leis, consultar leis, apenas faz um teste, muitas vezes compra votos para se eleger, depois de eleito se julga senhor dos conhecimentos da política.

    Ah se qualquer pesquisador sugerir um mínimo de opinião, não admite interferência ele sabe tudo para tanto foi eleito. Estes pesquisadores não passam de intrusos que querem penetrar na atividade de quem entende. Precisa acabar com estes detentores de mandatos que não estudam, em se tratando de vereadores será se todos conhecem algum livro sobre ciências políticas ou parlamentam a grosso modo? Muitos vereadores só trabalham alguns minutos na semana durante a seção, não apresentam indicações e nem sugestões, afinal não dizem ao que vieram.

    Pelas razões expostas acima apoiamos a proposta do deputado Edson Pimenta do PSD-BA é imprescindível que todos os brasileiros, opinam por esta propositura, sem olhar para preferência de partidos e ideologia, raça, cor, credo religioso e nível econômico social. Nossos parlamentares estão deixando a desejar,precisam de qualificação, temos vereadores por este Brasil a Fora que nem se quer o que política. Com objetivo de fazer a nossa parte passamos o texto abaixo em e-mail a todos nossos amigos.

    Pedimos o apoio a todos os internautas no sentido e unirmos a um movimento para acabar com a desinformação dos nossos políticos.

    Nosso País anda mal devido a falta de conhecimento dos agentes políticos. Em nossa participação em debates, postagens na internet, comentários e artigos de internautas defendemos a necessidade de aprimoramento da capacidade dos detentores de cargos. Muitos destes são analfabetos políticos, tem deles que nada conhece nem o que é política.

    O deputado Edson Pimenta sugere a proposição (texto acima)! Vamos fazer uma corrente criando um abaixo assinado para que a medida seja levada a efeito, solicito aos colegas, assinar e encaminhar aos seus amigos da internet. Estamos num ano político, precisamos fazer nossos representantes ser responsáveis, para tanto precisam estudar.

    Olívio Soares de Oliveira – Serra Dourada – BA

Deixe um comentário