Mobilização de professores é nacional.

De hoje (14) até sexta-feira (16), professores de escolas públicas municipais e estaduais prepararam diversas mobilizações para cobrar o cumprimento do piso nacional do magistério. Criada em 2008, a lei determina um valor mínimo que deve ser pago a professores com formação de nível médio e jornada de 40 horas semanais. Para 2012 esse valor foi definido em R$ 1.451, mas alguns estados e municípios pagam menos do que determina a regra.

A Confederação Nacional das Trabalhadores em Educação (CNTE) sugere que durante os três dias as atividades nas escolas sejam suspensas, mas cada sindicato está organizando a mobilização de acordo com a pauta de reivindicação local. Em algumas redes de ensino, a paralisação será parcial. Em outras, os professores promoverão passeatas, assembleias e atos públicos. No Distrito Federal, os professores já estão em greve em função das negociações de reajuste salarial com o governo.

Além de cobrar o cumprimento da Lei do Piso, a paralisação nacional também defende o aumento dos investimentos públicos em educação. A CNTE quer que o Plano Nacional de Educação (PNE), que tramita na Câmara dos Deputados, inclua em seu texto uma meta de investimento mínimo na área, equivalente a 10% do Produto Interno Bruto (PIB), a ser atingida em um prazo de dez anos. Da Agência Brasil.

Em Luís Eduardo Magalhães, aconteceram manifestações hoje pela manhã. A proximidade das eleições dá um tom político às reivindicações dos professores. Não que não sejam justas. Professores sempre ganham menos do que deveriam receber, dada a magnitude de sua missão. No entanto, a presença de líderes da Oposição nas manifestações não referenda a opinião de todos os professores.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

14 comentários em “Mobilização de professores é nacional.”

  1. E há blogueiro na cidade deixando entender que o problema é municipal…

    Como diz a música dos Engenheiros do Hawaii – Quem mente antes diz a verdade!

  2. Não que não seja justa, mas todos sabemos quem estava a frente dessa manifestação e ainda colocando a culpa no Prefeito! professores me desculpe, mas a manifestação de vcs era para ser como foi em todo Brasil, mas infelizmente tenho que dizer que foi uma palhaçada, vcs estão sendo usadas por politicos que jogam sujo demais….se orientemmm…..

    1. SARAH ,Tem quatro anos que esse prefeito assumiu a prefeitura,tudo que se faz e culpa de outros políticos ,se informe melhor antes de falar besteira…Nesta cidade ñ teve oposição que assumir- se a prefeitura…Faz uma pesquisa,vá as escolas…E analisar antes de dizer q nos professores estamos sendo usados… Palhaçada é ñ saber o que está acontecendo e criticar…Faz uma visita nas escolas depois ver quem precisar se orientar…

    2. Como vc é desenformada!!! A culpa dos professores não receberem o repasse de 22,22% é do Bilú ! É ele que está administrando a prefeitura!!Não sabia né!! Pois é agora está sabendo. Ah! as revindicações dos professores pelo Brasil foram em prol da melhoria dos postos de combustíveis para melhor abastecerem as suas Ferraris e lamborghinis Gallardo !!! Acorda ignorante!!!

  3. Mais uma vez os professores perderam a oportunidade de ensinar, pois serviram de massa de manobra para uns politiqueiros safados.
    É o professor merece melhores salários, mas nós também merecemos melhores professores.

      1. Dar o quê? Aulas pra quem? Essa Renata é só mais uma que tem titica de galinha na cabeça não sabe que ali estavam os professores que realmente querem o melhor para a educação de LEM. E você não precisa de bons professores você está precisando é de cérebro!!

  4. E a duas professoras que seguram a faixa?? são lesada??
    Minha preocupação é com o futuro das crianças que elas educam.
    Tem que primeiro educar os educando.

    1. É uma pena Renata,mas dar para notar o tamanho do seu cérebro…vendo um comentário tão idiota como esse…Fazer o que né…tem gente q nasce para puxar carroça…kkkkkkkkkkkkkkk

  5. Quero parabenizar as diretoras e professoras das Creches do Santa Cruz e da Rua São Francisco no mimoso II, pois em respeito aos pais, principalmente as mães que trabalham fora, NÃO paralisaram e trabalharam normalmente. Voces fazem a diferença. Isso sim é que é professor de verdade .

  6. Oh!! Para!!! Será que vc pensa que a sociedade de LEM é boba!!!? Seu jornalzinho recebe uma bagatela para colocar isso mesmo …Falar %#@ de quem quer melhorar o que ainda resta de cidade!! Publica ai o que foi gasto com publicidade em 2011! Ah nao tem coragem rsrsr, vc ta certo vc é prezo sem poder de liberdade, vc naum pode falar nem publicar sabe pq? Vc nao tem moral pra isso vc nao pode fazer o que aqueles professores fizeram sabe pq? Isso é coisa pra quem tem honra é coisa pra quem nao se vende!!! E sabe pq vc nao vai aceitar o meu comentário?? Pq seu jornalzinho é tendencioso comprado só aceita comentários desses analfabetos que estao mamando o dinheiro que é dos professores! Mas eu nao abro mao de poder falar o que quero coisa que vc nao pode!!! CHUPAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!! Agora pode apagar rsrsrsr

    Nota da Redação:
    Entendo seu trauma, você não teve bons professores, o que se pode denotar por seu Português e pela sua hombridade de fazer um comentário anônimo.

  7. agora q eu vi como sao esses professores usa a greve q e nacional para prejudicar o prefeito humberto dizendo a a culpa e dele isso e tudo polica eu sei muito bem como sao essa oposicao sao perseguidores..vai trabalhar vai pra sala de aulas essas que tava la na frente com a faixa dizendo que a culpa da greve era do humberto pode ter certeza que no tempo que o oziel era prefeito nao trabalhava recebia pra ficar em casa e babando ovo ,vcs acham q vai mar quatro anos esta muita enganada.

  8. Pena que a Educação de nosso município chegue a esse ponto…paralisação agora!Mudança de uma secretária competentíssima, digna, transparente…onde querem chegar? Acredito que nossa sociedade precisa refletir, ser mais crítica, realmente saber discernir os ” fatos” e os “atos” para a condução certa de atitudes perante a educação.
    Concordo que os professores merecem melhores salários e reconhecimento em sua carreira…mas os atos tomados por um grupo representativo de profissionais demonstrou que a educação não anda bem em nosso município! Temos “Professores” e “professores”!

Deixe um comentário