Estado do São Francisco, um sonho mais perto.

André Castro, Ver. Camarão, Fred Nobrega, José Alves, Edivaldo Costa, Dep. Giovanni Queiroz, Rider Castro, Tadeu Bergamo e Dep. Herbert Barbosa.

Foi com esta convicção que os membros do Comitê Gestor Marlan Rocha retornaram a cidade pólo do futuro estado, depois de terem sido recepcionados calorosamente nos gabinetes dos deputados Giovanni Queiroz – PDT/PA (autor do projeto que cria o estado do Carajás), Gonzaga Patriota – PSB/PE (autor do projeto que cria o Estado do Rio São Francisco), Valdir Colatto (PMDB/SC) e Paes Landin – PTB/PI (autor do projeto que cria o estado do Gurguéia).

A ida a Brasília fazia parte dos primeiros compromissos da agenda do CGMR, neste primeiro semestre de 2012, assim como a visita e realização do 2º Grande Encontro de Mobilização Regional – GEMOR, que acontecerá na região do Rio Corrente (Santa Maria da Vitória). Como noticiado o primeiro compromisso da comitiva emancipacionista, foi no gabinete do dep. Giovanni Queiroz, que muito entusiasmado e lisonjeado pela visita, expos para os membros do CGMR como o Carajás e Tapajós assimilaram o pôs plebiscito, e quais as novas estratégias que a bancada emancipacionista já está a colocar em pratica, para que a nova divisão geopolítica do Brasil possa acontecer.

“Não nos desanimamos um só minuto, o resultado do plebiscito nos fez refletir e buscar novos caminhos, estou nesta luta há vinte anos e não esmoreço, a palavra de ordem é seguir mobilizando e cobrando dos governos os investimentos necessários em nossas regiões, até que nossos estados se emancipem. Você e jovem Herbert (dep. est. DEM/BA) vai poder servir ao Brasil fazendo política pelo Estado do Rio São Francisco”. Sentenciou deputado carajaense.

Em seguida a comitiva se reuniu com o autor do projeto que cria o Estado do Rio São Francisco, o cidadão barreirense Gonzaga Patriota. Com a euforia de sempre com que recebe seus concidadãos de São João das Barreiras, o emancipacionista convicto posicionou os visitantes sobre as movimentações a cerca dos encaminhamentos para contornar a decisão do STF sobre a consulta geral para o plebiscito, e disse que superado o entrave na legislação, o PL do Estado do Rio São Francisco será votado no plenário da Câmara Federal e certamente será aprovado. “Vamos seguir mobilizando vocês lá no nosso futuro estado e eu aqui ao lado Giovanni e da bancada emancipacionista vamos fazer acontecer”.

A comitiva ainda esteve nos gabinetes dos deputados Valdir Colatto (PMDB/SC) e Paes Landin – PTB/PI (autor do projeto que cria o estado do Gurguéia), onde receberam igual compromisso de apoio a causa emancipacionista.

“A cada dia nosso povo se conscientiza mais sobre a importância do nosso estado, nossa região jamais ira se desenvolver com sustentabilidade sem um governo local que se preocupe e que tenha recursos para fazer as intervenções que precisamos do poder público, nossa emancipação é para o bem do nosso povo, da Bahia e do Brasil”. Afirmou Tadeu Bergamo pela Coordenadora FASB.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

3 comentários em “Estado do São Francisco, um sonho mais perto.”

  1. Aproveitando o ensejo de minha estada em Brasilia, durante reunião da Soberana Assembleia Federal Lgislativa, do Grande Oriente do Brasil, mantive encontro com meu Querido Amigo e Irmão, Senador Mozarildo Cavalcanti, PTB/RR, pedindo-lhe apoio de nosso pleito quando da chegada do projeto do Deputado Govanni Queiros naquele Senado, tendo o mesmo se prontificado instantaneamente e alegando que é a favor das emancipações de novos estados.
    Mediante esta informação, fornecí-lhe cópia do projeto do Deputado Geovanni Queiros, tendo este me dito que estudará com carinho o projeto e que possivelmente apresentará projeto identico no Senado para apressamento do andamento do projeto, alegando ainda que me manterá informado do processo.
    José Antonio Alves
    Membro voluntario do Comitê Marlan Rocha

Deixe um comentário