O prefeito Humberto Santa Cruz e a secretária de Saúde, Maira de Andrada Santa Cruz, visitaram, ontem, quarta-feira, as instalações da APAE em Luís Eduardo Magalhães, comemorando o Dia Internacional da Síndrome de Down. A Instituição atende 163 pessoas na cidade.
A diretora executiva da Apae no município, Giliana Bonissoni, explicou que o atendimento é feito por faixa etária e pela necessidade individual de cada aluno. O mais novo tem sete meses e o mais velho, 55 anos. A entidade recebe os alunos de segunda a sexta-feira, com turmas durante a manhã e a tarde. “A maioria dos nossos alunos vai para a escola num período e vem para a Apae no outro”, comenta a diretora pedagógica, Noely Winkler.
Janise Nicaretta, coordenadora de saúde da instituição na cidade, afirma que o atendimento aos deficientes intelectuais segue a diretriz da Federação Nacional das Apaes. Na área de saúde, os alunos têm fisioterapia, hidroterapia, acompanhamento de fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais. Na área educacional, eles têm educação infantil, estimulação precoce, oficinas pedagógicas e aulas especializadas conforme a idade.


