Rio (O Globo) – No Hospital municipal Salgado Filho, no Méier, quase a metade (363) dos 854 pacientes internados por mais de 24 horas na emergência morreu por infecção hospitalar, em 2010. No CTI do mesmo hospital, 30% dos 289 internados também morreram pelo mesmo motivo. Os dados constam de um inquérito civil instaurado pelo Ministério Público estadual para investigar as causas dos óbitos na unidade.
A taxa de mortalidade admissível, num ambiente que deveria ser de risco zero de infecção, é de até 5%, segundo o biofísico e biométrico da Uerj, Sebastião David dos Santos Filho, especialista em bioengenharia e inaloterapia que fez um laudo, anexado ao inquérito do MP.
É assim que se quer investir algo como 100 bilhões numa Copa do Mundo? Com cidadãos morrendo nos corredores dos hospitais, com crianças fora da sala de aula, com esgoto correndo no meio das ruas, com água sem tratamento adequado, com estradas esburacadas? Quem quer Copa sem policiamento adequado, sem segurança pública?
Quem quer a Copa enquanto a maioria dos nordestinos continuam carregando água suja dos açudes em latas na cabeça?
Quem quer a Copa se uma grande maioria dos brasileiros mora em “comunidades”, em cubículos mal cobertos por telhas de amianto, ou procura seu sustento em lixões nas metrópoles?
Quem quer a copa se o crack rói as entranhas de adolescentes pobres nas periferias?
Ainda mais que a grande maioria dos brasileiros, principalmente a Classe C, eleita pelo Governo como o seu povo rumo à terra prometida, não vai nem circular perto dos estádios.Vai assistir os jogos na TV, andar de metrô e trem de subúrbio e morrer, como moscas, nos hospitais.


Acho um absurdo que se gaste tanto dinheiro para organizar uma Copa do Mundo. O Brasil, com tantos problemas a resolver, vai padecer por muito tempo além da Copa. para recuperar suas combalidas finanças. Desses 100 bilhões, certamente um terço ficará em mãos dos espertalhões ligados aos ministérios. Bom seria, sem nenhuma dúvida, que o Brasil desista dessa pantomina, dessa aventura irresponsável.
VC FALOU TUDO E BONITO