Kelly Magalhães se revolta com aumento das tarifas da EMBASA.

A deputada estadual Kelly Magalhães (PCdoB) cobrou, no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, na tarde desta terça-feira (10), explicações da Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) para o reajuste de 12,89% nas tarifas de água e esgoto.
O aumento, anunciado no início do mês, passa a valer a partir de 1º de maio e deve atingir cerca de 11,5 milhões de consumidores nos mais de 300 municípios atendidos pela empresa.
Segundo divulgado pela Embasa, o cálculo foi feito com base na inflação média de cerca de 7,5%, unido com 5,306%, referente à segunda parcela da revisão tarifária extraordinária para a universalização dos serviços.
Para a deputada, é preciso um debate de um nível melhor para este aumento que considera excessivo. “Compomos a base do governo, mas nós, deputados, temos em primeiro lugar compromisso com a sociedade. A Embasa tem que dar explicações. Com os reajustes, nós concordamos, mas acima dos índices previstos, precisamos levar em conta as razões”, defendeu.
Kelly destaca que a população baiana tem sofrido com a constante falta de água, inclusive em Salvador, e muitos municípios ainda não são contemplados com sistema de abastecimento de água e saneamento.

Em Barreiras, por exemplo, principal base eleitoral da Deputada, a EMBASA, apesar de servir menos de 10% dos domicílios com esgotamento sanitário, cobra de todos a taxa relativa ao serviço.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

4 comentários em “Kelly Magalhães se revolta com aumento das tarifas da EMBASA.”

  1. Em LEM a situação também não é diferente, a falta de água em alguns bairros Mimoso I, II e III e por ai a fora, este reajuste deve ser por conta da EMBASA está patrocinando algum time de futebol.

  2. A inflação foi 6,5% e a EMBASA reajusta 12,89%. Isso é um absurdo! Vamos colocar a boca no trombone!

  3. Engraçado quando a Jusmari entregou Barreiras à administração da agua e esgoto a Embasa ela não falou uma virgula, agora vem toda bravinha dizendo que ta do lado do povo.. sei sei.. de que lado que ela tá .. .

  4. Precisamos de que a justiça através do Ministério Público, poque quando é pra aumentar salário de funcionário é uma humilhação. Só acontece através de greve. Isso é falta de honestidade.

Deixe um comentário