No domingo será inaugurada a Praça da Acessibilidade.

A Praça da Acessibilidade “Hugo Nicolau Walker”, em frente ao colégio Monteiro Lobato, será inaugurada neste próximo domingo, 15. O evento acontecerá das 10 às 17 horas e receberá a Praça Ativa Monsanto, que levará diversão e reflexão sobre cidadania, meio ambiente e sustentabilidade, além de valorizar a cultura local e a integração da comunidade.

A praça tem pista de caminhada, aparelhos de ginástica e espaço para jogos de mesa adaptados aos portadores de necessidades especiais. A programação de sua inauguração é realizada pela Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a Monsanto. Serão promovidas várias atividades para as famílias, especialmente para as crianças. A Praça Ativa Monsanto terá shows musicais, esquetes teatrais educativas, oficinas de arte e reciclagem com foco na educação ambiental, brinquedos e atividades sobre saúde e cidadania, prestação de serviços, oficina de leitura com distribuição de livros, e brinquedos infláveis interativos.

Durante todo o domingo a população poderá conhecer projetos socioambientais e de saúde desenvolvidos na cidade e, ainda, conhecer um pouco mais sobre as atividades realizadas por artistas e expositores locais, valorizando a arte e o conhecimento produzidos na cidade.

“A iniciativa faz parte do compromisso social da Monsanto, de buscar contribuir com as comunidades onde a empresa atua. As atrações e atividades estimulam a conscientização sobre cidadania e sustentabilidade de forma lúdica e interativa”, afirma Gabriela Burian, gerente de sustentabilidade da Monsanto.

 Homenagem

A Praça da Acessibilidade é uma homenagem a Hugo Nicolau Walker. Ele nasceu em Santo Cristo, no Rio Grande do Sul, e veio para Luís Eduardo Magalhães em 1983, como produtor rural.

Hugo Nicolau Walker faleceu em 2010, após meses de enfermidade. Ele fez a diferença na vida de todos que o cercavam. Deixou sua esposa Semilda Catharina Walker, 8 filhos, 17 netos e 8 bisnetos.

Praça Ativa Monsanto

O projeto Praça Ativa é desenvolvido pela Universidade Ativa (www.universidadeativa.org), instituição do terceiro setor, que há 10 anos realiza diversos projetos nas áreas sociais e culturais em todo o país.

Em Luís Eduardo Magalhães, o evento é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal e o governo do Estado da Bahia. Além de Luís Eduardo Magalhães, outras quatro cidades receberão a Praça Ativa Monsanto durante este ano: Petrolina (PE), Campinas (SP), Primavera do Leste (MT) e Vacaria (RS).

Tendas com serviços, oficinas educativas, jogos e exposições artísticas:

1)      Oficina Educativa: distribuição de livros didáticos, Grupo Pinta Cara, desenhos lúdicos e oficina de leitura.

2)      Oficina com recicláveis: Projeto Reciclarte – artesanato com materiais recicláveis, biojoias e brinquedos recicláveis.

3)      Saúde e qualidade de vida: Programa Amiguinhos do Peso – prevenção a obesidade infantil.

4)      Tenda Monsanto: institucional da empresa.

5)      Salão das Artes: Secretaria de Cultura com exposição de artistas e artesanato local.

6)      Jogos lúdicos: Caravana do Lazer, Ludo, Dominó, Dama, Jogo da memória, Amarelhinha, Xadrez e Cordas Elásticas.

7)      Meio ambiente e Sustentabilidade: distribuição de mudas de arvores e exposição da campanha Luís Eduardo Magalhães APP 100% legal (projeto apoiado pela Monsanto local).

8)      Utilidade pública: assessoria jurídica gratuita – FAAFH.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário