Depois de quase três décadas de disputas judiciais, fazendeiros e empresas agropecuárias terão que desocupar a área de 54 mil hectares no sul da Bahia. Por maioria, os ministros do Supremo entenderam que os títulos de propriedade são nulos porque as fazendas estão em uma reserva demarcada em 1930.
Sabem o que vai acontecer agora? Os índios vão arrendar as terras e os pastos aos fazendeiros que ocupavam a área.
-12.099405
-45.798260
Autor: jornaloexpresso
Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril
Ver todos posts por jornaloexpresso
Índio não serve pra nada…
Bem por os indios, sudamerica va retornando nas manos de quem realmente es seu propietario. Os demais so somos acogidos (com mais o menos tempo de residença, pero acogidos)
Juan,
Você precisa rever seus conceitos em relação aos índios, estas pessoas continuam contribuindo para o país. Esta contribuição dos povos indígenas refere-se à proteção de áreas naturais, ao uso sustentável dos recursos naturais (incluindo o patrimônio genético mantido nas roças e áreas florestadas dentro das terras indígenas) e ao conhecimento que detém sobre o meio ambiente (uso de plantas medicinais). Além disto, os índios também contribuem para o país por causa das relações sociais e com o meio ambiente existentes nas comunidades indígenas podem servir como formas de interação sociais alternativas as nossas, contribuindo para a quebra de paradigmas e a constituição de novas relações socioambientais por nós.