Parceria garante qualificação na mão-de-obra rural

Concessionárias de máquinas agrícolas da região habilitam operadores em uma parceria com o Sindicato Rural.

O operador de máquinas, Nilton Batista dos Santos, 43 anos, foi um dos 20 funcionários de fazendas da região oeste da Bahia que participaram nos dias 16 e 17 de maio, do treinamento de operação e manutenção – Module 635, direcionado para a colheita do algodão, realizado no Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães.

O curso organizado por uma concessionária de máquinas agrícolas da cidade em parceria com o Sindicato Rural, contou de dois momentos, teórico – envolvendo questões de segurança, conhecimento do produto, operação, manutenção e calibrações, além da prática no Centro Treinamento do Sindicato Rural.

Para Nilton, que há oito anos se dedica a profissão de maquinista, o curso foi de fundamental importância para a aprendizagem. “Nem sempre sabemos de tudo. Só assim podemos tirar nossas dúvidas”, destaca o operador, que se prepara para a colheita de algodão que deve ter início no final deste mês de maio.

A boa aceitação da parceria entre concessionárias agrícolas e o Sindicato Rural/SENAR é mencionada pelo presidente da entidade, Vanir Antonio Kölln, como a garantia de uma certificação oficial, visto que o SENAR é a entidade brasileira responsável pela emissão dos certificados de treinamentos do setor agrário, válido em todo o território nacional. “Através desta parceria, o funcionário aprende e sai certificado oficialmente pelo SENAR. É como uma carteira nacional de habilitação, porém para máquinas agrícolas”, exemplifica Vanir, mencionando ainda, que os treinamentos trabalham de acordo com as condições trabalhistas exigidas pelo Ministério do Trabalho.

 

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário