“Pé de Livro”, ação da Fundação Bunge, chega a Luís Eduardo

A Escola Municipal Vânia Aparecida Santos Ribeiro receberá a ação cultural da Bunge, “Pé de Livro”, no dia 21 de maio. Uma peça de teatro,  uma ação dos voluntários vestidos de capas de livros da literatura infanto-juvenil e declamação de poesias serão atrações para as crianças. Além disso, alunos e professores, juntamente com os voluntários explorarão o kit Pé de Livro. Posteriormente a biblioteca da escola será revitalizada e semanalmente a escola terá contação de histórias pelos voluntários e os professores receberão formação com foco na leitura.

O Programa Comunidade Educativa, da Fundação Bunge, começa a distribuir neste mês o “Pé de Livro”, uma estrutura desenvolvida para promover novas oportunidades de leitura para o público em geral, nas 13 localidades onde o programa está presente. Planejada para ser instalada em escolas, bibliotecas, espaços comunitários e áreas de fácil acesso a qualquer cidadão, a estrutura do “Pé de Livro” conta com um kit com 15 livros de literatura infantojuvenil – atualizados semestralmente -, tapete e almofadas para acomodar os leitores e um painel em formato de árvore, criando um ambiente propício para o contato com as obras, que remete os leitores ao prazer da leitura debaixo da sombra de uma árvore.

O “Pé de Livro” integra uma proposta de trabalho com uma série de atividades interligadas para estímulo à leitura que contemplam não só a criação e revitalização de espaços de leitura (o kit Pé de livro), mas também a formação de mediadores de leitura (professores, voluntários do Comunidade Educativa, pais e integrantes da comunidade) com diferentes linguagens artísticas e eventos de mobilização da comunidade, com a realização de Feiras Literárias nas regiões de atuação do programa. Todo este trabalho conta com o suporte de um blog – Semear Leitores –http://www.fundacaobunge.org.br/semear-leitores/, que tem por objetivo permitir a troca de experiências e a formação do grupo de trabalho do Comunidade Educativa bem como agregar pessoas em torno de ideias e ações sobre leitura.

Todo este planejamento faz parte das novas diretrizes do Comunidade Educativa, que está completando 10 anos e já envolveu cerca de 345 mil pessoas em nove estados brasileiros. Inicialmente, a estrutura do “Pé de Livro” será distribuída para escolas parceiras do programa em 13 localidades e, posteriormente, será implantada em espaços de fácil acesso à comunidade. De acordo com a coordenadora do programa, Cecília Carvalho, “o programa teve seu foco ampliado e passa a estimular a leitura em escolas e espaços comunitários, buscando tornar o hábito da leitura lúdico, prazeroso e, acima de tudo, educativo. Ela ainda destaca “Com os “pés de livro” estamos criando espaços de leitura, formando mediadores de leitura, montando acervos literários e trocando experiências”.

Para iniciar a fase de implantação do “Pé de Livro” próximo da comunidade, a Fundação Bunge fechará parcerias com o poder público com o objetivo de ampliar estes espaços alternativos de incentivo à leitura.  Para isso, cada região onde o programa está presente passará por um diagnóstico para que haja entendimento de como a ação poderá ser aplicada na comunidade.

Data: 21 de maio

Horário: Das 8h30 às 11h e das 14h30 às 17h00

Programação: Recebimento do kit “Pé de Livro” e apresentação teatral.

Endereço: Rua Ceará. Área domínio Público, 993 – Mimoso II – Luis Eduardo Magalhães

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário