1.000 já foram assassinados este ano na Grande Salvador

Na última sexta-feira (18), o milésimo homicídio de 2012 foi registrado em Salvador e Região Metropolitana. De acordo com reportagem do jornal Correio e o portal Bahia Notícias, o número atingido demonstra um aumento da violência, já que a mesma quantidade de assassinatos foi computada no ano passado mais de um mês depois em relação a este ano.

Segundo a matéria, o crescimento da taxa de homicídios é de 27%, com 72,89 mortes por 100 mil habitantes em 2012 contra 57,63 em 2011 – com exclusão dos latrocínios (roubos seguidos de morte). O aumento da violência foi maior na Região Metropolitana, com 39,6% contra 21,6% registrados na capital.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) justifica os números com a greve da Polícia Militar ocorrida no início do ano. No entanto, se forem excluídas as estatísticas referentes aos dias de paralisação dos policiais, o número de homicídios teria sido de 65,27 por 100 mil habitantes, o que apontaria um crescimento de 13%.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário