Durante os dias 18 e 19 de maio, o Sebrae promoveu a segunda edição da Oficina do Empreendedor na cidade de Luís Eduardo Magalhães. Adaptando a temática do evento, o Sindicato Rural organizou duas oficinas direcionadas ao setor agrícola. A dona de casa, Maria de Lourdes Vieira Santos, 57 anos, aproveitou a oportunidade para participar gratuitamente da oficina de Salgados e Massas, ministrada na cozinha industrial da entidade. Técnicas de higienização de frutas e verduras deram abertura aos trabalhos, seguido do preparo de pratos salgados e a produção de massas.
Para Maria de Lourdes, que recentemente voltou de Portugal e ainda procura uma vaga de trabalho na cidade, a oficina do empreendedor foi uma oportunidade para aperfeiçoar seu conhecimento na área e abrir um negócio. “Minha idéia é incrementar a renda familiar com a venda de salgados”, comentou.
Paralelo a oficina de salgados, no Centro Tecnológico aconteceu o curso de tratorista agrícola. Entre o conteúdo programático apresentado pelo instrutor do SENAR, Diego Kuffel, estava a importância do homem rural no contexto socioeconômico regional, saúde e segurança do trabalhador, além de mecanismos, sistemas de operação e manutenção da máquina agrícola e seus equipamentos, seguido de aulas práticas.
Para o presidente da entidade, Vanir Antonio Kölln, a parceria do Sindicato Rural com o Sebrae na promoção da Oficina do Empreendedor colabora para a qualificação da mão-de-obra urbana e rural da região. “Embora o Sebrae não representa o “S” da agricultura, diferente do Senar, a entidade também contribui para o aperfeiçoamento dos trabalhadores”, comenta.

